• Carregando...
 | Reprodução/Marista Santa Maria
| Foto: Reprodução/Marista Santa Maria

O ano era 1925; os maristas abriam suas portas para a primeira turma do Colégio Santa Maria. Nestes 90 anos, gerações de curitibanos – nascidos ou adotados pela cidade – passaram pelas mãos de educadores que marcaram época. Para registrar toda essa história, foi criada uma fanpage (www.facebook.com/90anosmaristasantamaria ) que está envolvendo toda a comunidade escolar, do presente e do passado. Por lá, são publicados vídeos produzidos pela campanha, além de imagens e relatos de pessoas que fizeram parte da história do “Santa”. É o caso do lendário Rubens Matsuda, professor de Matemática, e de João Carlos de Oliveira, o “Joca”, que disciplinava a piazada. Só o vídeo do Joca, postado na página, já foi visto mais de 20 mil vezes e teve mais de três mil curtidas. Mulheres também fazem parte desta história (a partir de 1968, a instituição passou a aceitar também alunas). Aos ex-alunos, o colégio solicita que preencham um cadastro com o ano que entrou e que saiu de lá. Está disponível em https://appweb.pucpr.br/santamaria90anos/.

Jantar

O ponto alto desta movimentação toda será um jantar. O evento está marcado para 26 de setembro. Será no próprio colégio, com valor de R$ 110. Para adquirir o ingresso é preciso entrar em contato pelo e-mail santamaria-90@colegiosmaristas.com.br ou pelo telefone (41) 3074-2524.

Bingo da Spac

A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (Spac) promove neste domingo (31) seu tradicional bingo mensal. As cartelas são vendidas na hora a R$ 3 e o prêmio principal é uma TV Semp Toshiba 14’’. A entrada é franca. Quem puder comparecer, pode também levar doações. A Spac precisa de ração, medicamentos, materiais de limpeza e cobertores para os animais atendidos. O bingo começa às 14 horas, no Paraná Clube (Avenida Presidente Kennedy, 2.377), em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 9971-8818 ou pelo e-mail bingo@spacuritiba.org.br .

Flagra da onça

Divulgação

A Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, recebeu uma visita ilustre. Uma onça-parda, também conhecida como puma ou suçuarana, foi flagrada por uma das câmeras instaladas na unidade de conservação. É uma conquista dupla. Primeiro, porque se estima que há menos de mil animais na Mata Atlântica, o que deixa a espécie na categoria “vulnerável”. Segundo: o animal é considerado “topo de cadeia”, ou seja, sua presença significa que todos os níveis do ecossistema estão funcionando bem. Boa notícia para a conservação da área, que é o maior trecho contínuo de Mata Atlântica conservado do Brasil.

Cidadão Atento

O leitor Guy Everson Wolff conta que é “desanimadora” a cena dos parques Tanguá e Ópera de Arame, com suas fontes de água secas e desligadas. “O aspecto é de abandono”, diz. A coluna entrou em contato com a prefeitura, que informou que a cascata do Tanguá já está ativa desde a última semana, quando a manutenção da bomba hidráulica foi encerrada. O mesmo deve ocorrer em breve com a Ópera de Arame. No Tanguá, a iluminação das trilhas de caminhada, do estacionamento e do túnel que liga o parque às antigas pedreiras teve melhorias.

Livro e bem-estar

Quem for neste domingo (31) ao Parque Barigui vai ganhar um presente duplo, divertido e educativo. A ação é da Igreja Adventista, que vai distribuir o livro Viva com esperança – segredos para ter saúde e qualidade de vida. São dicas para incentivar a qualidade de vida. Além disso, o grupo vai distribuir balões a gás com mensagens sobre bem-estar. No sábado (30), o grupo distribuiu o mesmo livro e pães em comunidades da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A ação é integrante do projeto Impacto Esperança.

Colaborou: Naiady Piva.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]