• Carregando...
 | Walter Alves/ Gazeta do Povo
| Foto: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Quem mora próximo a um dos 27 chafarizes de Curitiba já deve ter percebido: faça sol ou faça chuva, eles estão ligados. E há quem reclame do desperdício de mantê-los funcionando com o tempo fechado, pois não há necessidade de melhorar a umidade do ar. Mas na chuvosa Curitiba a principal finalidade é estética.

Segundo a prefeitura, os repuxos são equipados com timer, para que o desligamento ocorra às 22 horas. Nem sempre isso acontece, porém, porque quando há queda de energia o timer desregula, o que moradores da região da Praça Santos Andrade (foto acima) dizem acontecer com frequência. De qualquer forma, o sistema não prevê a desativação em dias de chuva.

Curiosidade histórica

O chafariz da Praça Zacarias é o primeiro de Curitiba. Ele foi inaugurado em 1871 e, na época, era uma das principais fontes de água potável da cidade. Já a fonte com maior valor histórico é a da Praça Eufrásio Corrêa – a da Câmara Municipal para quem não sabe –, que, junto com os demais elementos que constituem a praça, é registrada como de interesse de preservação pelo Patrimônio Histórico Estadual.

Curitiba também tem chafarizes temáticos e que homenageiam artistas paranaenses. Um exemplo é o Mocinhas da Cidade, construído no Centro, em memória a Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, dupla que fez sucesso na década de 1950. Sua canção mais famosa é justamente Mocinhas da Cidade.

Excesso de radares

Se estivessem funcionando, quantas multas seriam emitidas diariamente pelos radares instalados na BR-277, entre Campo Largo e São Luiz do Purunã? Certamente, muitas, já que são oito controladores em apenas 22 quilômetros de rodovia (um no sentido Ponta Grossa e os demais no sentido Curitiba). O trecho é perigoso não se discute, mas não seria um exagero?

Provar

A Universidade Federal do Paraná iniciou a fase de transferência do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) para alunos de outras instituições. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro, apenas pela internet (www.provar.ufpr.br). Ao todo, são ofertadas 360 vagas em cursos de Curitiba, Litoral e Palotina. O edital completo está disponível na página do Provar (http://www.provar.ufpr.br/modtransferencia.php?id_transf=1).

Para mamães e bebês

50% de desconto é a promessa dos organizadores para alguns produtos que estarão à venda na Feira Gestante e Bebê, que será realizada entre os dias 19 e 24, entre 14 e 22 horas, no Expo Renault Barigui. Na feira, haverá de mamadeira até o quarto completo para o bebê. A entrada custa R$ 5.

Punição para alguns

Na semana passada, vários carros que estavam estacionados nos arredores da Igreja Perpétuo Socorro foram multados por agentes do Setran. Na hora de ir embora, entretanto, eles passaram ao lado de um táxi estacionado em vaga de deficiente (foto 1) e nada fizeram.

* * * * *

"Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança."

Benjamin Franklin, cientista e estadista americano

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]