• Carregando...

Sabe aquele adesivo "Como estou dirigindo?". Pois um professor de Direito da Universidade de Chicago quer colocar adesivos do gênero em todos os carros e caminhões. O motivo é simples: segundo estatísticas, nos Estados Unidos os caminhões que usam o adesivo têm índices entre 20% e 53% menores de acidentes do que os demais. O motorista fica com medo de ser denunciado e se comporta melhor. O professor que quer adesivar todo mundo se chama Lior Strahilevitz. Será que funciona?

Pãozinho misto

Por que será que, mesmo sem experimentar, algumas pessoas – inclusive formadores de opinião – menosprezam o pãozinho com adição de fécula de mandioca? A mistura de até 10% vai valorizar a produção das pequenas propriedades e ainda trazer algumas vantagens: a fécula atua na mistura como um diluidor do glúten presente no trigo, deixa o pãozinho mais macio e o gosto do produto, segundo testes feitos pela Embrapa, é ótimo. Seja bem-vindo o pão misto, até porque o Brasil não consegue produzir nem metade do trigo de que necessita.

Espécies nativas

Interessados em plantar flores e arbustos de espécies nativas em seus jardins já tem onde conseguir as mudas. Alunos e professores da disciplina de Plantas Ornamentais do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferecem três mil mudas para a comunidade. São plantas que exigem menos cuidados, adaptadas ao clima local, dispensam o uso de agrotóxicos e podem contribuir para atração da fauna, de acordo com a pesquisadora Francine Cuquel...

No Canguiri

Entre os arbustos, forração e mudas de árvores que são oferecidos estão espécies como butiá, dedaleiro, araçá, guabiroba, ingá, canela, yimburi, manacá, primavera (também conhecida como buganvília), caliandra, íris e calatéia. Interessados podem ir ao Viveiro de Plantas Ornamentais da UFPR, no Centro de Estações do Canguiri (Rua Ivone Pimentel, 1000, Pinhais), próximo ao antigo Parque Castelo Branco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 10h30 e das 13h30 às 16 horas. Informações: (41) 3551-1243. O preço das mudas varia de R$ 3 a R$ 15.

Égua nem pensar

Um pub na região inglesa de Tyneside, no norte do país, proibiu a entrada de uma égua que era freqüentadora assídua do bar. A égua Peggy, de 12 anos, costumava freqüentar o pub do hotel Alexandra, na cidade de Jarrow, com seu dono, Peter Dolan. Ela normalmente tomava uma cerveja, acompanhada de um pacote de batatas fritas. Desde que o local passou por uma reforma, que teve a substituição dos carpetes, a dona do estabelecimento proibiu a entrada do animal, "apesar de ela ser provavelmente mais limpa do que alguns dos meus fregueses", disse.

Parque pra quê?

Estudante de 21 anos diz que ficou muito chateado na tarde do último domingo. Conta que, quando descansava no Bosque do Papa ao lado de sua bicicleta, foi repreendido aos berros por uma agente da Secretaria do Meio Ambiente, que disse ser proibido portar, carregar ou "qualquer outra coisa" relativa a bicicleta no interior do parque. Irritada, ela teria ameaçado com a apreensão da bicicleta, dizendo que o jovem poderia fazer "uma viagem sem volta com os guardas".

João Gualberto

O calendário cívico de outubro marca o nascimento (dia 11) e a morte (dia 22) de uma das figuras mais importantes da história do Paraná. Nascido no Recife, em 1874, constituiu família em Curitiba e aqui abraçou a carreira militar. De sua brilhante biografia consta que ele não queria apenas viver no Paraná, mas morrer pelo Paraná. E foi o que aconteceu no episódio da Guerra do Contestado que consagrou seu nome como o "Herói do Irani".

* * * * * *

Falando a acadêmicos de Direito sobre a polêmica questão das interceptações telefônicas, o juiz titular da Vara de Inquérito Policiais de Curitiba, Pedro Luis Sanson Corat, e o Chefe do Departamento Técnico de Inteligência da Polícia Civil do Paraná, Harri Carlos Herbert, concordaram que se trata de importante instrumento contra o crime, em especial o tráfico de drogas, e que o assunto precisa ser tratado com responsabilidade na tentativa de mudanças legais. Ambos participaram esta semana do III Simpósio de Direito da FESP.

*** A Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) comemora a formação das suas quatro primeiras turmas do curso básico de informática. A formatura acontece hoje, dia 1.º, na sede da entidade, em Almirante Tamandaré, a partir das 19h. Informações: (41) 3699-0090.

*** "É o sinal de uma mente educada ser capaz de entreter um pensamento sem aceitá-lo." (Aristóteles)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]