• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba promoveu nos últimos dias o corte em série de árvores na Rua Desembargador Benvindo Valente, a rua lateral do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco (foto). Das antigas espécies, restaram só os troncos. De acordo com o Departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram removidos 11 alfaneiros, de médio porte, com o objetivo de prevenir acidentes. O órgão afirma que "as árvores apresentavam comprometimento fitossanitário e estrutural. Estavam polifurcadas com podridão nos troncos e galhos, com risco de ruptura nas forquilhas." Conforme a prefeitura, no local foram plantadas 39 árvores de menor porte e adequadas à via.

Espécie invasora

Segundo o engenheiro florestal André Sampaio, professor doutor do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), de Maringá, o alfaneiro é uma espécie considerada exótica e invasora, com disseminação muito forte em Curitiba. Isso significa que a espécie não é brasileira (veio da Ásia) e ameaça a flora nativa – como apresenta grande capacidade de se proliferar, ela invade ecossistemas locais. "Em minha opinião, essa espécie nem deveria ser usada na arborização urbana. Seu corte não traz malefícios ambientais, mesmo se a árvore estiver em bom estado", afirma. Entre os prejuízos decorrentes da substituição das árvores por mudas, ele diz que haverá menos sombra na região e menor retenção de alguns gases poluentes, como o enxofre.

Sem sombra

A bióloga Daniela Aparecida Estevan, professora da UTFPR em Dois Vizinhos, também considera os alfaneiros inadequados para o ambiente urbano, por serem árvores de grande porte. Ela avalia, porém, que o corte poderia ter sido feito em etapas, já que as novas árvores demorarão ao menos um ano para dar sombra.

Leilão

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promove hoje em Maringá leilão de 406 veículos aptos a circular em vias públicas. São veículos apreendidos por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e que não foram retirados por seus proprietários dentro dos prazos e na forma da legislação. O início está previsto para as 8h30, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro (Avenida Colombo, 2.186). O edital com as descrições dos veículos e os lances iniciais está disponível no site do Detran, no link "veículo", em "editais de leilões públicos". Podem participar pessoas físicas e jurídicas, portadoras do CPF ou CNPJ, documento de identidade e maiores de 18 anos.

Solidariedade expressa

As agências dos Correios recebem até sábado (26) donativos para os municípios do Paraná atingidos pelas fortes chuvas deste ano. De acordo com dados da Defesa Civil, mais de 140 cidades estão em estado de emergência. As doações podem ser postadas gratuitamente em unidades no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Os interessados devem levar alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza na forma sólida, cobertores, cestas básicas, fraldas infantis e geriátricas. Os produtos precisam ser embalados pelo doador em pacotes que não excedam 30 quilos e não sejam frágeis, para evitar rompimento. A encomenda deve ser endereçada à Defesa Civil do Paraná, no endereço Rua Sergipe, 1.712, Bairro Vila Guaíra, CEP: 80.630-080 – Curitiba/PR.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]