• Carregando...
 |
| Foto:

Em todo o Paraná, apenas Londrina e Curitiba contam com sala de audiência especial para tomar depoimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Nesses espaços, coloridos e acolhedores, a criança não precisa ficar frente a frente com o acusado e conversa a sós com um funcionário. Esse servidor se comunica com o juiz usando um ponto de som no ouvido. O apelo para que mais salas de depoimento sem dano sejam instaladas no estado foi feito nesta terça-feira pela coordenadora do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij) da UEL, Claudete Carvalho Canezin, em simpósio na capital paranaense. Segundo ela, em todo o restante do estado a vítima é obrigada a encarar o agressor durante o relato, o que pode alterar o seu discurso.

Rua do Recreio

André Rodrigues/ Gazeta do Povo

A Casa do Estudante Luterano Universitário (Celu), instituição que há 42 anos abriga jovens carentes que chegam a Curitiba para fazer curso superior, promove neste sábado mais uma edição do projeto Rua do Recreio (foto), no Passeio Público. Nesse dia, os estudantes promoverão um roteiro com brincadeiras, lanche, palestra e distribuição de brinquedos a crianças acolhidas pela Fundação Francisco Bertoncello. Além de ajudar as crianças, o projeto tem como objetivo comprometer os estudantes da Celu com a formação de uma sociedade mais solidária.

Dom Pedro no clima

O Colégio Estadual Dom Pedro II, no bairro Seminário, promoverá hoje, amanhã e sábado uma exposição de trabalhos escolares sobre o tema do momento: a Copa do Mundo. No sábado, a comunidade está convidada a visitar a mostra, que vai das 7h30 às 17h30. Segundo a diretora da escola, Ruthi Mara Trentin Moraes, o projeto envolveu todos os alunos, do 6º ao 9º ano, e professores de várias áreas. Na aula de Língua Portuguesa, por exemplo, estudantes do 9º ano redigiram redações sobre o tatu-bola da Caatinga, espécie ameaçada de extinção e escolhida como mascote da Copa. Nas aulas de História, houve debates sobre racismo e formas de preconceito no futebol, assim como a Copa de 1950. Na próxima semana as merendeiras farão pratos temáticos, com temperos e ingredientes dos países cujas seleções jogarão em Curitiba.

Felicidade no casamento

A Escola do Bosque Mananciais, de Curitiba, oferece hoje à comunidade uma palestra gratuita sobre a "A felicidade no casamento", com Daniel Godri Jr. A conferência começa às 19h30. Para participar, basta fazer a inscrição gratuitamente no site da escola: www.escoladobosque.org.br. Daniel Godri Junior é palestrante há mais de 15 anos, com ampla experiência em gestão de pessoas. Dentre seus clientes estão Coca-Cola, HSBC, Fiat, Bradesco e Perdigão. Mais informações: (41) 3352-4678. A Escola do Bosque Mananciais fica na Rua José Kormann, 940, no bairro São Lourenço.

Reviver Down

A entidade Reviver Down promove amanhã, às 20 h, no Restaurante Toscana, jantar dançante em comemoração aos 21 anos da entidade e com o objetivo de angariar recursos para a aquisição da nova sede. Além de música ao vivo, o evento contará com o show stand-up comedy e sorteio de brindes. Com 21 anos de história, a Reviver Down atende 960 crianças e jovens com Síndrome de Down, em Curitiba e Região Metropolitana. Mais informações: reviverdown@reviverdown.org.br, 3223-5364/ 3022-5365/8719-3095/8720-8836

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]