• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação
  • Evento idealizado por

Para quem não sabe, a Polícia Militar do Paraná também tem seu "Bope", o Batalhão de Operações Policiais Especiais, originário da conhecidíssima Rone. E foi o pessoal do Bope que realizou essa blitz na Rua João Bettega, no Bairro Fazendinha, em busca de armas e drogas. Não tinha como es­­capar. Apesar das filas enormes que provoca, esse tipo de blitz deveria ser festejado pela população pela segurança que proporciona.

Conversa afiada

Em forma

A necessidade de atualização profissional fez com que o professor de Educação Física e fisioterapeuta João Batista "Batta" tivesse uma grande ideia. Em 1987, ele criou em Curitiba a Jornada Paranaense de Educação Física (Jopef), que foi crescendo ano a ano e passou a oferecer cursos também nas áreas de Fisioterapia, Nutrição e Turismo e Hotelaria. Na última Jornada, em 2010, "Batta" reuniu 4,2 mil pessoas. Aos 61 anos, ele está aposentado da carreira, mas continua firme na dedicação ao evento.

Como surgiu a Jopef?

A ideia veio da necessidade de os profissionais se atualizarem porque as informações se processam de maneira muito rápida.

Como viabilizou o projeto?

Fui verificando o interesse das pessoas e a necessidade de aperfeiçoamento e fiz contato com profissionais. Lembro que na época a musculação estava começando como atividade física.

E os custos?

Nunca tivemos patrocínio. O que o evento arrecada das inscrições paga as despesas postais, de hospedagem, alimentação, passagem aérea e panfletagem.

Quais as melhores lembranças?

Tem tantas lembranças boas. Trouxemos profissionais da Argentina, do Japão, dos Estados Unidos, da França, professores que são destaque nas suas diversas áreas, nos seus países.

Serviço: A próxima Jopef irá acontecer entre 28 de abril e 1º de maio. Informações em www.korppus.com.br e www.jopef.com.br.

* * * * * * *

Acessibilidade

Cidadão que "fazia hora" depois do almoço, ontem, na região da Praça Carlos Gomes, observava um grupo que vendia DVDs e cigarros – ambos piratas, obviamente. Em dado momento, um casal de deficientes visuais se aproximou batendo suas bengalinhas e ficou aquela torcida para que não acontecesse um acidente. Não se sabe como, um pouco antes de pisar sobre os discos, o casal desviou para a direita e evitou qualquer problema. Pareceu que conseguiram detectar a presença da pirataria.

Nome nada próprio

Quando da última licitação do transporte coletivo de Curitiba, algumas empresas se fundiram, outras mudaram de nome, enfim. Uma das vencedoras é a Pontual, que faz, por exemplo, a linha Santa Gema. Num desses fins de tarde, a fila dessa linha se espichava pela Travessa Moreira Garcez quando finalmente encostou o carro – um desses pequenos. Um dos passageiros não perdeu a oportunidade de alfinetar: "Ali está escrito 'pontual', mas onde está a pontualidade?

* * * * * *

"A guerra mais cruel é aquela que extermina a união, a paz e o amor familiar."

João Darcy Ruggeri, advogado e escritor paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]