i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrelinhas

Isso é armadilha

  • PorCláudio Feldens – entrelinhas@gazetadopovo.com.br
  • 21/07/2010 21:32
 |
| Foto:

"Se as calçadas curitibanas são ruins para nós que enxergamos, imagine para os cegos: são literalmente de matar", comenta o leitor Mozart Paulo Zimmermann Filho, que fez essa foto na Rua Buenos Aires, na frente do número 135. Claro que ele exagera um pouco ao usar a expressão "de matar", mas que o cego, ao seguir a guia vermelha, corre sério risco de quebrar uma perna no bueiro aberto, isso corre. Quando critica as calçadas de Curitiba, infelizmente, o leitor está certo, com raras e honrosas exceções. A mobilidade fica comprometida.Não perca

Você talvez não tenha visitado todas as candidatas, mas mesmo assim pode eleger suas 7 Novas Maravilhas Naturais do mundo. Entre os finalistas estão as Cataratas do Iguaçu, o Rio Amazonas, o Mar Morto e o Grand Canyon. Vote no site www.new7wonders.com

Insegurança interiorana

A criminalidade deixou de ser privilégio de centros urbanos há um bom tempo, mas moradores de cidades pequenas se sentem mais desprotegidos do que quem mora na capital. Eles argumentam, por exemplo, que não contam com estrutura aparelhada de combate ao crime e que, muitas vezes, todos sabem quem é o autor do crime, mas nada podem fazer contra ele, por falta de provas e até de pessoal nas delegacias. Precisam conviver com o criminoso. É o caso do município de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste, que vive onda de roubos a residências, com agressões a idosos.

Casa da mãe Joana

Motorista e cobrador do ônibus Ahú - Los Ângeles tiveram de "colocar ordem na casa" na segunda-feira, por volta de 13h45, quando dois estudantes passaram por baixo da catraca do coletivo. Na frente dos colégios Dom Bosco (particular) e Loureiro Fernandes (estadual), no Ahú, o cobrador desceu para conseguir troco numa panificadora. Nesse meio tempo, os dois possaram sob a roleta. Mas o motorista viu. Abriu as portas traseiras, saltou para a parte de trás e mandou descer: "Comigo, não! Isso aqui não é a casa da mãe Joana!"

Superfaturamento

Os brasileiros estão curtindo desde já, com o costumeiro humor e ironia, o Campeonato Mundial de Futebol de 2014. Exemplo disso é a frase encaminhada por um leitor: "O Brasil não faturou a Copa de 2010, mas com certeza vai superfaturar a de 2014". Pura maldade! Só porque os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro tiveram esse problema?

Formiguinha em braile

No ano em que completa 30 anos, a formiguinha Smilinguido – e sua turma – tem algo mais para comemorar. A Editora Luz e Vida vai lançar, na Bienal do Livro deste ano (12 a 22 de agosto, em São Paulo), os primeiros livros em Braile. As histórias "A bondosa" e "A briga", já publicadas em livros convencionais, serão traduzidas também para o inglês e o espanhol. Em 2000, a editora já lançava novidades para os deficientes visuais – os cartões duplos ilustrados de Smilinguido em braile.

Mudança para melhor

Várias linhas de ônibus que saíam pela Rua Riachuelo foram desviadas para a Presidente Faria, uma quadra abaixo, e os pontos de embarque que ficavam junto ao Colégio Tiradentes avançaram uma quadra – para o lado do Memorial Árabe. Se não ficou 100%, é possível afirmar que as mudanças melhoraram sensivelmente o tráfego nos horários de pico. A Riachuelo em obras realmente não estava comportando tantos ônibus.

* * * * *

"O amor é o processo de eu conduzi-lo gentilmente de volta a você mesmo."

Saint Exupéry, escritor francês.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.