• Carregando...
 | Arquivo/ Gazeta do Povo/Antonio Costa
| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo/Antonio Costa

Mais recursos para o cinema nacional

A produção de longa-metragens de baixo e médio orçamento e o desenvolvimento de projetos de obras audiovisuais devem receber neste ano o dobro de recursos em relação ao ano passado, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Serão investidos R$ 400 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual e será reforçada a fiscalização do cumprimento da obrigação de conteúdo nacional na grade de programação pelas operadoras de televisão por assinatura. A notícia foi bem recebida pelos profissionais da área, mas, para o cineasta Fernando Severo, ainda falta melhorar a distribuição dos recursos, já que até hoje grande parte da verba fica concentrada nas produtoras do Rio de Janeiro e de São Paulo. Existe uma promessa de criação de fundo setorial para a Região Sul, mas ainda nada.

De tempos em tempos essa dúvida ressurge: lavar ou não lavar as embalagens antes de encaminhar para a reciclagem? De um lado, há quem oriente a não lavar para economizar água, pois o processo de reciclagem já inclui a etapa de lavagem da embalagem, que em alguns casos também pode ser derretida ou moída mesmo com resto de alimentos. Por outro lado, é importante ao menos tirar o grosso da sujeira para evitar a proliferação de insetos e outros animais. Além disso, se a intenção é colaborar com catadores, entregar embalagens limpas pode ser vantajoso, pois elas têm valor diferenciado na hora da venda. Entre os prós e contras, vale o bom senso.

Educando para as finanças

Quem tem dúvidas sobre como ensinar os filhos a lidar com dinheiro pode conseguir uma mãozinha com o aplicativo Mesada Educativa. O app de educação financeira para jovens é gratuito e funciona assim: o valor da mesada é lançado pelos pais, assim como a lista de tarefas a serem cumpridas pelos filhos com os respectivos valores. No fim de cada mês, a ferramenta calcula o valor da mesada de acordo com o comportamento do filho, com descontos e bônus.

Na estrada contigo

Assim como ocorre em outros grandes feriados, a Gazeta do Povo faz a cobertura do movimento nas principais estradas no Paraná. Hoje é dia de intenso movimento em direção à capital e as informações podem ser acompanhadas pelo site e pelo twitter (@gazetadopovo). Para a festa não acabar mais cedo: nada de álcool e direção, paciência e atenção redobrada na hora de voltar para casa.Acesse a cobertura das estradas!

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]