• Carregando...
 | Reprodução da Internet
| Foto: Reprodução da Internet

O dono de uma panificadora no bairro Uberaba, em Curitiba, decidiu espalhar mensagens contra a homofobia nos pacotes de pão. Quem recebe as sacolas de papel se depara com as frases "Homofobia é crime" e "A homossexualidade não é doença. A homofobia, sim" (foto). Proprietário do estabelecimento há 18 anos, Aderson Arendt conta que cansou de presenciar cenas sutis de preconceito – alguns clientes, conta ele, se afastavam para não serem atendidos por funcionários homossexuais. Indignado, resolveu enfrentar o preconceito e no início deste ano passou a entregar as mensagens.

Elogios

Arquivo pessoal

As frases foram impressas em 500 mil pacotes. No começo, os clientes nem perceberam. Aos poucos, a iniciativa começou a ganhar visibilidade e hoje Arendt recebe diversos elogios pela coragem. "De um mês para cá, todo mundo comenta. Dizem que é bacana a iniciativa, que não teriam coragem de fazer isso. Muitas vezes as pessoas presenciam as situações, mas pensam que é melhor não se meter", diz. Casado e pai de seis filhos, ele conta que foi apoiado pela família e pela esposa, Rosângela Paula dos Santos (foto 2).

Jornal comunitário 1

Bruna Alves Teixeira

Durante cerca de dois meses, nos fins de semana, estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo (UP) foram até a Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag, no bairro Cajuru, mostrar para um grupo de alunos de 11 a 15 anos como surge uma reportagem e qual é o papel da imprensa. Os adolescentes do Cajuru decidiram, então, quais assuntos gostariam de abordar em um jornal comunitário e receberam orientações de como entrevistar, fotografar e escrever. O resultado é a publicação Comunews (nome também escolhido pelos adolescentes), que foi lançada no último sábado, dentro do projeto da UP Jornaleiros de Bairro.

Jornal comunitário 2

Os jovens do Cajuru tiveram a oportunidade de registrar o que consideram importante na realidade local, como projetos sociais e esportivos. Entre os trabalhos produzidos, há, por exemplo, matéria sobre a visita de uma estudante japonesa de doutorado ao colégio, no fim de agosto. Noriko Tamura veio ao Paraná conhecer como os diretores de escolas são eleitos por aqui. A publicação pode ser vista em: http://bit.ly/1rIRS5O.

Visitas ao cemitério

Interessados em participar das visitas guiadas ao Cemitério São Francisco de Paula, conhecido como Cemitério Municipal de Curitiba, já podem se inscrever para as turmas de outubro. A visita dura cerca de duas horas e o roteiro elaborado pela pesquisadora Clarissa Grassi, presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, revela ao público um pouco da história e da arte encontradas no local. O cemitério, fundado em 1854, é o mais antigo dos quatro municipais de Curitiba. As visitas serão realizadas nos dias 15 e 25, às 9 horas, e no dia 29, às 14 horas. Cada turma tem 35 vagas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br.

Jantar solidário

Será realizada hoje mais uma edição do Jantar Solidário em prol da Casa da Criança Francisco de Assis. O evento, às 20 h, será no Restaurante Madalosso, Salão Firenze. A arrecadação será revertida para o atendimento das 100 crianças de 2 a 5 anos que ficam na instituição em tempo integral e recebem quatro refeições por dia. Os convites custam R$ 60. Crianças de 7 a 12 anos pagam meia entrada. Mais informações: (41) 3264 2167.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]