• Carregando...
 |
| Foto:

Apaixonado por livros, o feirante de Maringá Mário Mituo Dias (foto), 41 anos, tinha muita dificuldade em adquiri-los quando criança. Imaginando que essa realidade ainda poderia ser vivida por muitas crianças e jovens, há quatro anos ele decidiu pedir aos amigos e clientes que doassem exemplares para que pudesse repassar à comunidade. No primeiro ano da iniciativa as arrecadações chegaram a 1,5 mil livros. Nos seguintes, os números aumentaram e em 2014 ele pretende chegar a 4 mil obras.

Walter Fernandes/ Gazeta do Povo

O mundo no papel

A maior parte da literatura que chega é infantil. Para catalogar e guardar tudo até o momento da entrega, que costuma ocorrer poucos antes do Natal, Dias leva os livros para casa ou os guarda em um cantinho improvisado na frutaria da família. Depois disso, o material é levado às bibliotecas comunitárias da cidade e entregue às crianças. "Elas [as crianças] podem descobrir o mundo naquelas páginas de papel. É possível mudar a realidade das pessoas com gestos simples", enfatiza o feirante.

Projeto sem fim

Mário garante que as doações são constantes e tem até que quem vá à livraria comprar um exemplar para ajudar a aumentar a coleção. "As pessoas entenderam e continuam apoiando. Não consigo imaginar o fim do projeto." Para quem tiver interesse em apoiar a ação, as doações podem ser feitas diretamente ou enviadas pelos Correios, no endereço: Frutaria Mituo, Rua Califórnia, 1.181, Jardim Indaiá, Maringá.

O número

R$ 200.790 Esse é o valor mensal pago pelo governo do Paraná pela locação, em Curitiba, do imóvel onde estão instalados o Departamento da Polícia Civil e o Instituto de Identificação do Paraná, na Rua José Loureiro. O despacho do governador Beto Richa autorizando o novo contrato de aluguel, com vigência de 36 meses, foi publicado neste mês no Diário Oficial do Paraná.

Festival de Minifoguetes

A UFPR será palco, pela segunda vez, do Festival de Minifoguetes de Curitiba. O público interessado na temática tem até 15 de outubro para se inscrever, pelos sites www.foguete.ufpr.br ou fogueteufpr.blogspot.com.br. Os participantes poderão optar por uma ou mais das 12 categorias em disputa. Além da oportunidade de lançar foguetes no ar, na maior altura possível, os participantes terão a chance de assistir a palestras, debater a temática em sessões técnicas e visitar exposições. O evento será realizado de 18 a 20 de abril de 2015.

Gibiteca

A Gibiteca de Curitiba, espaço administrado pela Fundação Cultural da cidade, está fechada ao público desde ontem para limpeza e reorganização do acervo. O local retorna com suas atividades normais no dia 6 de outubro. A Gibiteca dispõe de mais de 25 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos, para empréstimos e consultas, além de abranger outras iniciativas, entre elas cursos, oficinas de criação, exposições, palestras, lançamentos e encontros de RPG (Role Playing Game).

Vestibular

As inscrições para o vestibular de verão da PUCPR terminam no dia 6 de outubro e custam R$ 95. O candidato deve acessar o site www.pucpr.br/vestibular. As provas serão realizadas no dia 19 de outubro (domingo), das 13 às 18 horas, nos câmpus Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. A PUCPR oferece vagas para mais de 50 opções de cursos de graduação, em diferentes turnos. As vagas são para ingresso no 1.° e no 2.° semestre de 2015.

Colaborou: Gesli Franco

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]