• Carregando...
 | Reprodução/ BBC
| Foto: Reprodução/ BBC

Um mecânico da cidade mineira de Uberaba encontrou uma solução inovadora para iluminar a própria casa sem ter de gastar com energia elétrica e de forma ambientalmente responsável. Alfredo Moser teve a ideia em 2002, durante a crise dos apagões no país. A "lâmpada ecológica" (foto) é feita com uma garrafa pet cheia de água, misturada a duas tampinhas de cloro – para que a água permaneça limpa. A garrafa é encaixada num buraco aberto no telhado; uma parte pequena fica para fora e uma parte maior permanece do lado de dentro da casa. Pela refração da luz do sol na garrafa com água, o interior da residência é iluminado.

Multiplicação

O buraco feito no teto, onde a garrafa é encaixada, precisa ser vedado com cola de resina, para evitar que a água da chuva entre na residência. A invenção impressiona pela simplicidade e eficácia. Ela já foi, inclusive, copiada em várias partes do mundo e tem beneficiado milhares de famílias pobres sem condições de acesso à luz elétrica. Em entrevista a veículos de comunicação, Moser contou que a "lâmpada-garrafa" tem entre 40 e 60 watts. A potência, segundo ele, foi constatada por um engenheiro.

Gato por lebre

Um zoológico no centro-leste da China foi acusado de enganar os visitantes ao exibir um cachorro como se fosse uma espécie rara de leão africano. Segundo matéria da BBC Brasil, a fraude foi descoberta por uma mãe que visitava o local com o filho, após os dois ouvirem o animal latir. O cão, que pertence ao colega de um funcionário do zoológico, foi colocado temporariamente na jaula depois de o leão ser enviado a um centro de reprodução. Mas como é possível confundir alhos com bugalhos?, poderia questionar o leitor. O fato é que o cachorro pertence à raça mastim tibetano (foto), que tem pelagem densa e chega a pesar 130 kg. Você cairia?

Machismo

Dia desses, a mãe de um menino de 8 anos lia para o filho o livro As mais belas histórias das mil e uma noites quando foi surpreendida por uma passagem nada politicamente correta. Em um dos contos, o personagem principal, diante da insistência da esposa em perguntar sobre um segredo que ele não podia revelar, decide tomar uma iniciativa drástica. O marido chicoteia as costas da mulher até ela "se arrepender de sua curiosidade e prometer nunca mais perguntar algo que ele não quisesse contar". É mole ou quer mais? Segundo o conto, após a agressão, "a alegria triunfou sobre a tristeza, e o mercador e sua esposa ainda viveram felizes por muitos anos".

Carrapatos

Um frequentador assíduo do Parque Tingui, na região norte de Curitiba, diz que o local está infestado de carrapatos. O leitor conta que no último fim de semana o cachorro da família foi atacado pelo parasita. A presença do carrapato, no entanto, só foi percebida dois dias depois, quando o cão, muito doente, foi levado a um consultório veterinário. Segundo o Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), nenhuma reclamação do tipo foi feita ao órgão. A Sema diz que o Parque Tingui recebe manutenção todos os dias, o que inclui a lavagem diária das edificações que tenham recebido dejetos de aves e a limpeza das pistas de corrida.

Colaborou: Adriana Czelusniak

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]