• Carregando...

A adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem, cujas notas podem ser usadas em algumas universidades como parte do processo de seleção – está crescendo em uma parcela especial da população: as pessoas que cumprem pena nas prisões brasileiras. No Distrito Federal, por exemplo, o número de inscrições cresceu de 145, em 2005, para 198. Dados do Ministério da Justiça apontam que o país tem hoje 28.795 apenados em processo de educação, desde a alfabetização até o segundo grau.

A Copa do Mundo mexe com tudo. Os bancos avisam que vão alterar os horários nos dias de jogos do Brasil. Algumas escolas avisam que vão dispensar seus alunos nos dias de partidas – não só para que assistam às partidas, mas também porque temem tumultos e congestionamentos no final da tarde, após as partidas. A Bolsa Mercantil & de Futuros, que é referência para todos os negócios com commodities agrícolas no país, vai encerrar as atividades às 15 horas quando houver jogo da seleção.

Por falar em Copa, uma reportagem publicada na semana passada no site WorldCup.com, da Fifa, mostra que a superstição no futebol não é uma exclusividade brasileira. Embora lembre a paixão de Zagallo pelo número 13, apresenta outras histórias. Como a de Nobby Stiles, da seleção inglesa de 1966, que besuntava peito, mãos e rosto com azeite de oliva antes de entrar em campo. Ou de Adrian Mutu, astro da Juventus e da seleção romena, que usa a cueca virada do avesso durante as partidas.

Uma solenidade, às 10h30 de hoje, marca a formatura do programa de profissionalização para deficientes físicos mantido pela Clinihauer. O curso tem 160 horas de duração e é monitorado pela área de recursos humanos da empresa. Se houver vagas na própria Clinihaer, parte dos formandos pode ser contratada pela própria companhia. Caso contrário, os currículos são encaminhados a outras empresas, de comum acordo com os alunos. Dos 58 formados em turmas anteriores, 25 continuam na empresa.

Por força de uma lei federal (a 8.213/91), empresas com mais de 100 funcionários precisam reservar de 2% a 5% das vagas para portadores de necessidades especiais. Mas são poucas as que mantêm esse nível de aproveitamento.

Nos livros e filmes da série Harry Potter, o jovem protagonista usa uma capa que o torna invisível. A tecnologia terrestre ainda não chegou a tanto, mas equipes das universidades Saint Andrews, na Inglaterra, e Duke, nos Estados Unidos, estão perto. As pesquisas neste campo (denominado de metamateriais) andam avançadas. Experimentalmente, demonstram funcionar com fragmentos minúsculos de metal. O problema é transformá-lo em algo tão simples e portátil quanto uma capa.

Não é todo dia que o criador de um idioma faz aniversário. Hoje completam-se 741 anos do nascimento de Dante Alighieri, cuja obra, a "Divina Comédia" deu partida ao que conhecemos hoje como a língua italiana.

* "Nenhum homem merece uma confiança ilimitada – na melhor das hipóteses, a sua traição espera uma tentação suficiente."(Herbert Louis Mencken, escritor americano, 1880–1956.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]