• Carregando...

A organização do trânsito em Curitiba adota faixas exclusivas para motoristas que tenham de virar à esquerda ou à direita, com setas em curva pintadas no asfalto. Um exemplo: quem segue pela Avenida Souza Naves e vai virar à esquerda na José de Alencar. O problema é que muitos motoristas tentam se aproveitar do espaço maior que às vezes se oferece nessas faixas para levar vantagem, saindo à frente dos demais. Além de ser um desrespeito a quem está esperando sua vez, a prática pode provocar sérios acidentes. A colocação de tartarugas na saída dessas faixas poderia desestimular os apressadinhos. Apesar das placas de proibição, o domingo pela manhã reúne dezenas de pescadores ao longo do Rio Belém, abaixo do Parque São Lourenço. "Bem fritinho não faz mal nenhum", diz um rapaz, quando perguntado se não tem medo da contaminação da água. "Me criei comendo peixe daqui", afirma um homem de mais idade, para quem a água, naquele ponto, "nem é tão suja assim!". A prefeitura está limpando o lago do São Lourenço justamente para melhorar a oxigenação da água. E a água do Belém é, sim, altamente contaminada!

Está mesmo na hora de reformar o Terminal do Cabral, como a prefeitura anunciou recentemente. Ontem à tarde – e no domingo também –, durante a chuvarada mais forte, chovia nas áreas de embarque quase tanto quanto lá fora. Os passageiros à espera de ônibus tinham de se aglomerar nos poucos espaços onde não chovia. Além desses problemas, o Terminal do Cabral realmente não suporta mais o fluxo de passageiros.

Vendedora ambulante com barraca de sacolas e mochilas no centro de Curitiba tem uma rotina diária cansativa. Quando encerra o expediente, tem de recolher, um a um, os mais de 300 itens que, pela manhã, expôs cuidadosamente em torno de sua barraca, para chamar a atenção dos fregueses. Segundo ela, é coisa de "uma hora e pouco", tanto para fazer quando para desfazer. "Mas pelo menos faço um exercício", consola-se.

Quatro projetos do Instituto Curitiba de Informática (ICI) estão inscritos no 10.° Prêmio de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos – Conip 2007. Marcado para o final de maio, em São Paulo. Os projetos do ICI foram desenvolvidos para seu principal cliente, a prefeitura de Curitiba, e concorrerão com cerca de 100 outros de todo o país. Entre os inscritos está a Totens Multimídia – Acesso à Internet e Capacitação. Os totens estão integrados à paisagem de Curitiba e podem ser acessados em 68 pontos em toda a cidade. De junho a dezembro do ano passado, tiveram aproximadamente 1,95 milhão de acessos.

Usuários da Unidade de Saúde São Miguel, no Fazendinha, ficam horas a fio esperando por atendimento médico. Dos três clínicos-gerais do quadro, um está de férias e outro em licença-saúde. Não caberia à prefeitura municipal substituir os ausentes, para garantir a continuidade do atendimento?

* Está à venda em São Paulo um kit de ferramentas para abrir carros nacionais e importados. Além das ferramentas, que incluem michas e arames de várias bitolas, o kit vem com um CD-Rom que mostra seqüências de arrombamento. As técnicas diferem, mas a abertura não passa de 10 segundos. O custo do material é de R$ 25.

* Câmpus de Palotina da UFPR oferece dois cursos de especialização em Medicina Veterinária.

* Lucca Cafés Especiais do Alto da Glória, em Curitiba, oferece até 19 de março a primeira exposição fotográfica do músico e ator curitibano Demian Garcia, com imagens de Paris e Berna.

* "O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele."(Karl Kraus)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]