• Carregando...

Fora de temporada, infelizmente, não há barreiras para impedir a entrada de carros na maioria das praias do litoral do Paraná. E quando falta fiscalização, sobra a má-educação. Há aqueles que ligam o som no maior volume e atrapalham quem está próximo, mas há casos piores: no último domingo, um cidadão não se importou com algumas pessoas que já estavam instaladas na praia, de guarda-sol e cadeiras. Ele simplesmente parou o carro na frente delas, atrapalhando a vista do mar, e se recusou a mudar o carro de lugar. Isso na quilométrica e quase deserta praia de Pontal do Sul, onde havia espaço de sobra para não atrapalhar ninguém...

... Na volta do feriadão, mais exemplos de falta de educação. O trânsito na PR-407, que liga os balneários à BR-277, estava parado, porém havia espertinhos de sobra fazendo ultrapassagens pelos acostamentos dos dois lados.

Todo feriadão, no entanto, tem seu lado positivo, como demonstraram ontem cedo alguns motoristas curitibanos. Na via rápida Água Verde–Centro, motorista que circulava pela faixa interna repentinamente "fechou" os que vinham pela esquerda para virar na próxima esquina. O interessante é que ninguém buzinou nem disse qualquer palavrão. Só pode ser efeito do descanso mental que alguns dias de folga proporcionaram.

Coisas de país continental: enquanto na maioria dos estados a Defesa Civil tem alertado para a baixa umidade do ar, em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, ela chega em alguns momentos a incríveis 98%. Em agosto, a cidade teve invejáveis 15 dias de chuva. Algo para manchar paredes, fazer o teto gotejar e mofar roupas, carpetes e sofás. Pelotas é considerada a segunda cidade mais úmida do mundo, atrás apenas de Londres. Uma comunidade no Orkut é sintomática: "Pelotas: se ficas parado, tu mofas". Com mais de 2 mil integrantes.

A ONG responsável pelo cursinho pré-vestibular "Em Ação", realizado em parceria com a UFPR desde 2000, espera reunir no sábado, dia 15, pelo menos 500 ex-alunos, no 1.º Encontro de Ex-Alunos e Voluntários. Será um café colonial com exposição na chácara Bella Vite, na Colônia Mergulhão (Caminho do Vinho de São José dos Pinhais). Mais de 1.000 alunos já passaram pelo cursinho, dos quais 30% são acadêmicos ou já se formaram na UFPR. Informações: (41) 3023-4702.

A visita que os alunos do 2.º ano do Ensino Médio do Colégio Martinus farão à aldeia dos índios Araçaí, em Piraquara, no próximo dia 18, será sem dúvida uma oportunidade única para conhecer melhor e interagir com a cultura índia. O projeto "Beleza Ameaçada", feito em parceria com a ONG Aldeia Brasil, tem justamente esse objetivo de troca de experiências e de estímulo ao respeito pela diferença. No dia 27, o povo araçaí retribuirá a visita, trazendo ao colégio uma exposição de artesanato e grupos de música e dança.

O coronel Roberson Luiz Bondaruk, da Polícia Militar do Paraná, lança amanha, às 17 horas, na Assembléia Legislativa, seu livro "Prevenção do Crime Através do Desenho Urbano". O CREA-PR e outras entidades apóam a divulgação da obra, que mostra como detalhes em projetos arquitetônicos e cuidados simples nas residências e comércio podem contribuir com a segurança da população e redução dos índices de criminalidade.

*** Quem planeja estudar ou trabalhar fora do país, anote desde já na agenda. Retorna a Curitiba no dia 17, no Hotel Sheraton, a Expo EstudenoExterior, a maior feira de cursos no exterior da América Latina. Cerca de 30 instituições de ensino marcam presença, entre elas as famosas Politecnico di Milano e o Istituto Europeo di Design, grande rede internacional com unidades em Barcelona, Madri, Milão, Roma, Turim, São Paulo e Veneza. Informações: (41) 3014-6764.

*** "Se alguém te dirige a palavra em tom muito alto, faze-lhe o obséquio de responder em tom mais baixo." (Francisco Cândido Xavier)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]