• Carregando...
 | Gilberto Abelha / Jornal de Londrina
| Foto: Gilberto Abelha / Jornal de Londrina

Somente entre janeiro e fevereiro deste ano, foram para as ruas do Paraná 25.544 novos motoristas. O número corresponde ao total de candidatos aprovados pelo Detran neste início de 2013 e está dentro da média dos anos anteriores. Dentre os aprovados, 5.697 tiraram a habilitação em Curitiba. Por enquanto, nenhuma carteira foi emitida nas cidades de Guaratuba, Engenheiro Beltrão e Marilândia.

A proporção de homens e mulheres também segue a média histórica: os homens representam pouco mais da metade (53,3%) e as mulheres pouco menos da metade (46,7%) do total de habilitados em 2013. Um dado curioso é que neste início de ano mais mulheres do que homens tiraram a carteira para conduzir moto: 707 contra 615.

As motoristas também estão em maior número nas habilitações tipo B, para dirigir carro. Mas é nas habilitações tipo AB, para dirigir carro e moto, que os homens se destacam: eles representam 66% total (8.077), enquanto elas respondem por 33,8% (4.124).

Wikipédia

O site de pesquisas Wikipédia manteve neste ano a campanha de arrecadação de donativos entre os seus usuários. Quem acessa o site se depara com a mensagem informando que o website é o quinto maior do mundo e atende um universo de 450 milhões de usuários, mas precisa de doações. A arrecadação é justificada pela decisão do grupo de não aceitar anúncios, para manter sua independência.

Pequenas histórias

Dentro do programa comemorativo dos 320 anos de Curitiba, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná realiza amanhã, às 15 horas, em sua sede (José Loureiro, 43), palestra sobre o tema "Pequenas Histórias: o resgate do cotidiano na rotina de um jornal", com o jornalista José Carlos Fernandes. Mais informações no e-mail ihgpr1900@hotmail.com ou telefone 3224-0683.

Parlons Santé

O secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, será o palestrante do Parlons Santé – um fórum de debates sobre temas ligados à gestão da saúde pública e privada. O evento é destinado a gestores de empresas (hospitais, clínicas, consultórios, planos de saúde, prestadores de serviços), profissionais, professores e estudantes da área. O secretário falará sobre o tema "A nova visão da gestão pública da saúde em Curitiba", das 19 às 21 horas, no auditório da FAE Business School. Inscrições gratuitas pelo parana.ccfb.com.br.

Proibido e amargo

Nas ruas de Curitiba ou nas estradas é muito fácil encontrar pinhão à venda. "Uma lata por R$ 4 e três, por R$ 10", anuncia um vendedor da capital. O comércio ocorre apesar da portaria que libera a venda do produto somente a partir do próximo dia 15. A prática, entretanto, é triplamente nociva: desrespeita o período de reprodução da araucária, pode fazer mal à saúde (o pinhão verde é amargo e também pode conter fungos patogênicos) e ainda render multa para quem comercializa o produto.

Paixão em Santa Quitéria

Não é somente a famosa e tradicional apresentação do Grupo Lanteri que faz a Paixão de Cristo em Curitiba. Pelo 20º ano, o Gupo Jovens Unidos a Cristo fará a sua encenação no Estádio Maurício Fruet, ao lado da Igreja Santa Quitéria. A apresentação será no dia 29, às 20 horas, logo após a via sacra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]