• Carregando...
 |
| Foto:

24 quadros por segundo

"Entender a história é preparar-se para entender o mundo."

A frase saiu do filme argentino A História Oficial, dirigido por Luis Puenzo, e foi enviada pelo leitor Lineu Roberto Mickus. Agradecemos mais uma vez pela contribuição.

A formatura de uma senhora de 97 anos na Faculdade de Direito de Ipatinga, em Minas Gerais, ocorre agora em agosto e serve de inspiração para muita gente que quer voltar a estudar. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nos Campos Gerais, algumas pessoas resolveram fazer isso um pouco mais cedo que a estudante de Minas – mas bem mais tarde do que o usual. No primeiro semestre deste ano, havia 163 alunos com mais de 50 anos de idade matriculados nos cursos presenciais e a distância da UEPG, entre eles 22 com mais de 60. O número pode parecer pequeno comparado ao total de estudantes da universidade (cerca de 7 mil nos cursos presenciais e 5 mil no ensino a distância), mas já funciona como um estímulo.

Nunca é tarde 2

Josué Teixeira/Gazeta do Povo

Benedito Alves de Lima (foto) tem 64 anos e está no segundo ano do curso de bacharelado em História da UEPG. Animado por voltar a estudar, ele ainda não sabe se vai trabalhar na área, mas acha que mudou sua própria história com os estudos. "O estudo faz muito bem para a cabeça. Eu não queria envelhecer, sentar na varanda e ficar olhando pra rua", diz. Ele não acreditava que pudesse passar no vestibular, mas foi incentivado pela esposa, de 49 anos, que está no terceiro ano de Letras. "Quando cheguei aqui me senti um pintinho sem mãe, mas depois fui me entrosando com os colegas", afirma o acadêmico, que "veio da roça", como ele mesmo diz, concluiu a educação básica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e prestou vestibular após criar quatro filhos e se aposentar por causa de um acidente de trabalho.

Bênção aos motoristas

Neste domingo, 12 mil veículos devem passar em frente da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá, para receber a tradicional "bênção de São Cristóvão" – popularmente conhecido como o protetor dos viajantes, assim como dos motoristas e dos condutores. Todos os motoristas e motociclistas estão convidados a participar. Será das 7h30 às 17h30.

Piada a jato

No mesmo passo das notícias, as piadas postadas na internet se renovam cada vez mais rápido. O último alvo foi a chancelaria de Israel, que, após receber críticas do governo brasileiro pelos ataques à Faixa de Gaza, afirmou que o nosso país é "irrelevante" na política. Para ironizar a agressão verbal (que, sejamos sinceros, soou um tanto infantil), o usuário Rubem Castro criou o Tumblr "Porta-voz de Israel". A página traz títulos fictícios de matérias sobre as farpas trocadas entre Brasil e Israel. "Israel convoca aliados para pegar o Brasil na hora da saída" e "Meu pai dá um pau no seu, afirma porta-voz de Israel sobre nota do Brasil" são alguns exemplos. Veja mais em: http://portavozisrael.tumblr.com/

Bazar Animal

Neste domingo, das 10 às 17 horas, o Casa Fiesta Supermercados Alto da XV mais uma vez cede parte do estacionamento para o Bazar Animal, promovido por ONGs preocupadas com bem-estar e proteção dos animais. Na ocasião, será possível adotar (gratuitamente) cães filhotes e adultos, além de adquirir roupas, acessórios e artigos para pets. A renda obtida com a venda desses produtos será revertida para as ONGs participantes. Quem quiser adotar um cãozinho deve levar CPF, RG e comprovante de residência. O supermercado fica na Rua XV de Novembro, 2.357.

Colaborou: Maria Gizele da Silva

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]