• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Será apresentado amanhã no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, o primeiro ônibus com motor movido a biometano no Brasil (foto). Assim como o carro Fiat Siena que circula em Itaipu, o ônibus tem como combustível um gás natural derivado da transformação de dejetos da produção agropecuária da Granja Haacke, em Santa Helena (Oeste do PR). O ônibus, Scania, tem 15 metros de comprimento e capacidade para 120 passageiros. O projeto é fruto de parceria entre a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, a Scania do Brasil, a Granja Haacke e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás.

Empreendedorismo

A coluna mostrou ontem que uma miniempresa criada por alunos de ensino médio de Ponta Grossa está entre as finalistas nacionais do Prêmio Miniempresas 2014, promovido pela associação sem fins lucrativos Junior Achievement e pelo Sebrae. Os estudantes desenvolveram uma capa para proteger a mochila em dias de chuva. Pois a expectativa também é grande para alunos do Colégio Positivo, de Curitiba, que desenvolveram a miniempresa Unbox, também dentro do programa do Junior Achievement. A empresa não foi escolhida na primeira seleção feita pela coordenação do programa, mas entrou na lista de repescagem.

Votação

A Unbox concorre com outras cinco miniempresas do Brasil a apenas duas vagas para participar da grande final em Brasília, mês que vem. As duas finalistas serão escolhidas por votação no site www.premiominiempresa.org.br/votacao. A consulta popular termina nesta quinta. A miniempresa curitibana apostou numa caixa retrátil para óculos, mas que também pode ser usada como carteira de bolso.

Procuram-se tradutores

A 33ª Oficina de Música de Curitiba está selecionando tradutores voluntários da língua inglesa para trabalhar na primeira fase do evento, de 8 a 17 de janeiro, durante as aulas de professores vindos de vários países, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Rússia e Israel. Os voluntários selecionados receberão uma bolsa de estudos para qualquer curso da oficina, à escolha do tradutor, e um crachá que dará direito à entrada livre em todos os shows e concertos desta edição. Os interessados devem enviar currículo resumido para eletrônicomsquiba@fcc.curitiba.pr.gov.br

#ficaadica

Curitiba tem cerca de 200 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), mas os pais nem sempre sabem quais deles ficam no seu bairro ou perto do trabalho. A boa notícia é que a lista de todos os CMEIs, divididos por bairro, está no site da prefeitura (em um lugar bem escondido, falemos a verdade). Você precisa entrar no endereço www.curitiba.pr.gov.br e clicar em "Acesso Rápido", na aba verde que fica no topo da página. Em seguida, selecione "Secretarias e Órgãos" e "Educação". Clique em "Equipamentos PDF" e então em "Centros Municipais de Educação Infantil".

Criança Cidadã

Será lançada hoje no Paraná a campanha Criança Cidad㠖 Toda Criança tem Direito ao Registro Civil de Nascimento. A iniciativa é do Tribunal de Justiça do Paraná, da Associação dos Magistrados do Paraná, da Associação dos Notários e Registradores do Paraná e do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Paraná. A campanha tem como objetivo zerar os índices de crianças sem registro civil no estado. Para isso, serão realizados mutirões pelos cartórios até 8 de dezembro. A ação tem apoio da RPCTV, da Itaipu Binacional e da Associação das Emissoras de Rádio do Paraná.

Colaborou: Maria Gizele da Silva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]