• Carregando...
 |
| Foto:

De porte arbustivo e flores majestosas que exalam um suave perfume, está florido, no Orqui­­dário Nacional do Ibama, o Grammato­­phyllum speciosum, orquídea na­­tiva da Malásia e considerada "a maior orquídea do mundo". E não é para menos: com 2,5m de altura, a planta torna-se mais grandiosa e fascinante por causa de suas 19 hastes florais que atingem três metros, parecendo, em seu conjunto de mais de 400 flores, coroar a planta como uma rainha no exílio brasileiro. Quer mais detalhes? Consulte www.ibama.gov.br

Não perca

Cada vez mais a busca em acervos de bibliotecas pode ser feita on-line. A maior biblioteca digital do país, por exemplo, é a da Central de Cursos da Universidade Gama Filho, que tem 1 milhão de itens cadastrados.

Mais segurança

O Conselho de Segurança do Jardim das Américas montou um panfleto com dicas para prevenir o estupro, viajar sem risco e sobre como se comportar em assaltos. Se suspeitar que alguém o esteja seguindo, por exemplo, encare-o nos olhos e pergunte algo como "Que horas são?". O objetivo é desestabilizar o possível "meliante".

Demora na obra

Quem trafega todo dia pela Avenida das Torres já está cansado de contornar o canteiro de obras da trincheira da Rua Chile. Se o trabalho estivesse em andamento, ninguém se daria ao trabalho de reclamar, mas há um bom tempo o lugar está às moscas. Qual o problema? Terminou o dinheiro da obra?

Ainda as ciclovias

Mais um leitor se manifesta sobre as ciclovias da Toaldo Túlio, no São Brás. Segundo ele, em Tóquio, local onde mais se usa bicicleta depois da China, não há ciclovias. As bicicletas compartilham as calçadas com os pedestres sem problema nenhum. As pessoas simplesmente se entendem e se respeitam. "Aqui no Brasil, país anos-luz atrás do Japão, infelizmente não há essa consciência. A mentalidade é tacanha. As pessoas só sabem reclamar e não fazem nada para melhorar suas vidas e a vida da cidade, querem tudo de mão beijada do poder público", comenta.

Procissão segura

A lancha "Albacora", da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), vai liderar a procissão marítima em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes, no próximo dia 5, em Caiobá. A procissão sai ao meio-dia do Iate Clube de Caiobá e o percurso será acompanhado por militares em uma segunda lancha, para orientação e fiscalização das demais embarcações participantes da procissão. Um ponto de atendimento funcionará na sede do Iate Clube, onde serão prestadas informações sobre cadastramento e regularização de embarcações, cursos, provas para amadores e habilitação.

Para evitar acidentes

Pouco depois de um dos temporais de fim de tarde, uma motorista presenciou, no bairro Água Verde, uma cena tão inesperada quanto inusitada. Vários semáforos sofreram panes e em apenas alguns deles havia agentes da Diretran orientando o trânsito. Em outros, era um deus-nos-acuda para os motoristas que precisavam cruzar a Rápida. Pois um rapaz, no desespero de evitar um acidente, resolveu fazer o papel de agente. Em vez de apito, sacudia um galho de árvore imenso. Demonstrou grande boa vontade de ajudar.* * * * * *

"Se eu tivesse minha vida para viver novamente, eu ousaria cometer mais erros da próxima vez."

Nadine Stair, escritora norte-americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]