• Carregando...
 | Fundação O Boticário/Divulgação
| Foto: Fundação O Boticário/Divulgação

Ameaçada de extinção, a onça parda tem sido avistada na Reserva de Salto Morato, em Guaraqueçaba. Duas câmeras instaladas na unidade mantida pela Fundação O Boticário têm registrado a presença, em foto e vídeo, de ao menos três indivíduos adultos. Eros Amaral Ferreira, administrador da reserva, comenta que felinos desse porte precisam de uma área de aproximadamente 50 quilômetros quadrados para sobreviver, destacando a importância de ter áreas preservadas na vizinhança, já que só o tamanho de Salto Morato não é suficiente para garantir a sobrevivência dos animais.

VÍDEO: Confira imagens das onças pardas

Procura-se gato grande 2

Também conhecida como puma ou suçuarana, a onça parda é o segundo maior felino do Brasil. O primeiro é a onça pintada, que não é mais avistada solta no Litoral do Paraná. O pesquisador Roberto Fusco, que trabalhou em Salto Morato, conta que a espécie ainda é encontrada em áreas preservadas, principalmente na região Sul do Paraná e do Parque Nacional do Iguaçu. Em média, os animais pesam 40 quilos e se alimentam de presas como tatu, cateto e capivara, que são caçados ilegalmente pelo homem. Acesse a versão on-line da coluna e assista um vídeo que registrou um passeio da onça parda.

Não está fácil

Leitor reclama que os telefones da Setran e da Central de Multas (3221-2187 e 3221-2188) são muito difíceis de serem atendidos. Quando ligou para a Central 156 ouviu a justificativa de que a demora acontece porque os funcionários responsáveis por atender os telefones são os mesmos que prestam atendimento presencial no órgão. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, os dois primeiros números telefônicos (3320-3405 e 3320-3406) não existem mais (embora ainda estivessem no site da Setran até o fechamento desta edição), mas os da Central de Multas estão em funcionamento. A colunista tentou diversas vezes falar com alguém pelos telefones da Central de Multas, mas só dava sinal de ocupado. Questionada, a assessoria informou que a "nova central telefônica ainda está sendo ajustada e, ocasionalmente, em alguns períodos, os ramais ficam fora do ar – não só os de atendimento ao público, mas também os internos da própria secretaria". Além da própria sede da Setran, o atendimento da secretaria é feito em quatro Ruas da Cidadania (Boa Vista, Santa Felicidade, Boqueirão e Pinheirinho). Pelo jeito por enquanto só indo até lá para conseguir atendimento.

Pressão social

Realizar uma boa ação nem sempre é fácil. Uma moça que estava sentada em um banco convencional (não em um assento preferencial) de um ônibus de Curitiba se ofereceu prontamente para ceder o lugar quando uma mulher visivelmente grávida se aproximou. A gestante recusou a vaga, disse que preferia ir em pé. Mas todas as pessoas que entraram no ônibus depois do diálogo, sem saber da recusa, fulminavam a moça com o olhar. Ela se incomodou tanto com a situação que levantou e deixou o banco vago.

Está esquentando!

Moradores da região da Praça Santos Andrade estão incomodados com a nova cobertura de um estacionamento vizinho. Eles reclamam que o material escolhido é refletivo e que tem gerado muito calor em dias de sol, especialmente no meio do dia. Além do desconforto, os moradores se preocupam com questões ambientais. A prefeitura foi procurada e informou que as secretarias do Urbanismo e do Meio Ambiente estão verificando o caso, mas não conseguiram enviar uma resposta até o fechamento desta edição.

Colaborou: Katia Brembatti.

Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

Veja imagens das onças pardas que vivem em Guaraqueçaba

Fotos e vídeos registraram a movimentação dos animais. Em extinção, os pumas foram flagrados na reserva de Salto Morato, no litoral do Estado.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]