• Carregando...
 | Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
| Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Ontem esta coluna mostrou que a Câmara de Vereadores de Curitiba discute o veto, nas escolas municipais, ao uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos pelos estudantes. E perguntou a opinião dos leitores. No site da Gazeta e no Facebook, a maior parte dos comentários foi favorável à proibição. Mas houve também quem defendesse que essa tarefa não cabe aos vereadores e que as regras deveriam ser estabelecidas pela escola e pelos professores. Alguns leitores também lembraram que o celular já é proibido pela rede municipal, mas mesmo assim os alunos desrespeitam a norma. Há também pais preocupados em perder a possibilidade de contato com o filho.

Exemplo positivo

Hoje vamos falar de um caso de uso pedagógico do celular em sala de aula. Ele partiu da professora Márcia Regina Vicente de Paula, 35 anos, quando trabalhava na Escola Municipal Augusto Staben, de Campina Grande do Sul. Para auxiliar um aluno do 5º ano com deficiência intelectual, ela passou a gravar as aulas com a câmera do aparelho. "Esse aluno tinha dificuldade de memorização, por isso revíamos o assunto antes de passar adiante", conta.

Programação infantil

Hoje, às 15 horas, o ator Carlos Moreira apresenta para o público infantojuvenil da Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, o espetáculo de contos "Ler, uma experiência incrível", na terceira edição do projeto "Aventuras Teatrais" em 2013. O evento, gratuito, será no auditório Paul Garfunkel.

Dia Mundial do Doador de Sangue

1,9%: Esse é o porcentual de brasileiros que têm o costume de doar sangue, segundo dados do Ministério da Saúde. No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado hoje, é importante ressaltar a importância do gesto. De acordo com Selmo Minucelli, hematologista do Laboratório Frischmann Aisengart, o procedimento é seguro e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. "Mas é importante que pessoas saudáveis façam esse gesto solidário regularmente", recomenda.

Solidariedade canina (foto 2)

Por falar em doação de sangue, é bom lembrar que cães e gatos também precisam de transfusão e podem ser doadores. A professora Simone Tostes, que dá aulas de Clínica Médica de Pequenos Animais na UFPR, explica que os doadores devem ter entre 1 e 8 anos de idade e, no caso das fêmeas, não podem estar prenhas. Os cães devem ter no mínimo 28 quilos e os gatos, quatro quilos. Os animais precisam estar saudáveis.

Voluntários para pesquisa

O Centro de Diabetes Curitiba, localizado dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças, recruta mulheres diabéticas do tipo 2 para uma pesquisa que compara o impacto positivo de dois remédios usados para o tratamento da doença nos ossos de pacientes que estão na menopausa. O estudo terá a duração de um ano. Serão necessárias 40 mulheres com diabetes do tipo 2, que já tenham entrado na menopausa, que não sejam usuárias de insulina e com hemoglobina Glicada (HbA1C) entre 6,5% e 9,0%. Mais informações: (41) 3023-1252.

24 quadros por segundo

"Eu não sou má. É que me desenharam assim."

As aspas saíram do filme Uma cilada para Roger Rabbit, de 1988.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]