• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Um grupo de fotógrafos e amantes da fotografia participará neste domingo de um ato de repúdio no Bosque João Paulo II, espaço que fica atrás do Museu do Olho, em Curitiba. O objetivo é protestar contra o constrangimento que esses profissionais têm sofrido ao fotografar no bosque. Conforme a coluna mostrou ontem, no último sábado a fotógrafa Cacá Weber Donadon foi abordada e maltratada por um guarda municipal diante de uma cliente, da irmã da cliente e de duas assistentes. O agente disse que era proibido fotografar no local sem autorização (o que não é verdade, salvo em alguns casos). Os manifestantes vão se reunir às 14 horas, em frente da ponte de acesso ao bosque. A ideia é que todos levem suas câmeras e fotografem à vontade. Eles também pretendem redigir documento cobrando uma solução definitiva para a situação. A carta será entregue ao prefeito Gustavo Fruet.

Regras

A prefeitura informou à coluna que a Fundação Cultural de Curitiba vai convidar representantes dos fotógrafos e da administração do Bosque do Papa para uma reunião na próxima semana, para discutir as regras para as atividades no local. O objetivo é garantir tanto o exercício do trabalho dos fotógrafos quanto a movimentação dos turistas, que não pode ser prejudicada. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelos parques, bosques e pelas praças da cidade, a autorização prévia é exigida apenas quando há restrição à passagem de visitantes ou o isolamento de uma área, para a gravação de um comercial ou a produção de um anúncio, por exemplo.

Homenagem a Belmiro

Em homenagem ao professor Belmiro Valverde, a PUCPR inaugurou ontem em Curitiba o Espaço Educação Executiva Belmiro Valverde Jobim Castor. Belmiro, ex-secretário do Planejamento e da Educação do Paraná, faleceu em março deste ano. O objetivo do espaço é oferecer cursos de curta duração para profissionais com cargos de gestão e executivos. Os cursos de Educação Executiva serão ofertados na modalidade aberta e na modalidade in company, destinada a turmas fechadas de funcionários de empresas.

Halo solar

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Um imenso círculo colorido se formou ontem ao redor do Sol em Curitiba. O halo solar, comum nesta época do ano, é provocado pela refração e reflexão da luz através de cristais de gelo suspensos nas nuvens. "Se o halo for causado pela reflexão, ele é branco; se for por refração, é vermelho do lado de dentro e azul do lado de fora. O que apareceu em Curitiba foi misto", afirma o professor José Luís Ungaretti, diretor do Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná.

Nome social

O Ministério Público do Paraná expediu há uma semana Recomendação Administrativa às secretarias da Educação de Antonina e Guaraqueçaba e ao Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (no Litoral do Paraná), para que as escolas públicas e privadas destes municípios façam a inclusão do nome social de transexuais nos registros escolares. Os órgãos públicos têm prazo de 20 dias para repassar a informação a todas as escolas públicas. O nome social deve ser incluído em listas de divulgação pública, carteiras estudantis, provas e chamadas. As exceções são o histórico escolar e o certificado de conclusão de curso. O documento foi expedido após notícia de que uma escola de Antonina estaria adotando medidas discriminatórias contra gays e transexuais.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]