• Carregando...

No Bom Retiro, dois lindos cães da raça chow-chow, bem cuidados – até gravatinha têm – circulam pelas ruas livres, leves e soltos. Sem problemas, não tivesse o dono declarado que está esperando que alguém os carregue. Um dos problemas é que um dos animais é agressivo. O outro é que, ao passear pelas ruas, atormentam os outros cães, alvoroçando a s ruas do bairro. Quem se interessar num chow-chow pode passar pelas ruas Rolfe Mertens, Prefeito Silvio de Barros e Ebenézer. É por lá que eles andam.

Doar para quê?

Na última quarta-feira, cena insólita chamou a atenção de quem passava próximo a um ponto de ônibus, no Batel. Lá, dois homens faziam o "inventário" do que lhes havia sido doado por uma igreja, na quadra anterior. Três sacolas de (boas) roupas foram lentamente esvaziadas, enquanto os homens "tiravam sarro" das peças femininas e as depositavam, sem escrúpulos, no lixo ao lado. Das dezenas de roupas e sapatos, ficaram com apenas meia dúzia de peças – e com a cesta básica que também ganharam. O resto entupiu a lixeira até a boca. Ainda bem que alguns pedestres recolheram as roupas. "Eu conheço quem precisa", disse uma mulher.

Cheque para 10 dias

Garotas de programa fazem propaganda nas ruas distribuindo cartões ou enchendo os orelhões deles. E oferecem a possibilidade de pagar com cheque pré-datado para dez dias. Será que contrataram o serviço de proteção ao cheque da ACP ou da Serasa? Do contrário, é muito arriscado pegar cheques assim. Deve funcionar mais ou menos assim: o cliente chega e a recepcionista, que no caso é a própria fornecedora do serviço, pede RG e CPF. Faz um cadastro, no caso de ainda não ter, e liga para o tele-cheque. Meio burocrático.

Para o carteado

Pedinte que se encontrava na sexta-feira próximo da Praça Carlos Gomes, centro de Curitiba, passa por uma transformação sensível à noite. Depois de passar o dia sentado, recebendo moedas dos transeuntes, transfere-se à tardinha para a região da Praça Tiradentes, onde pode ser visto em bares e lanchonetes participando de animadas rodadas de "caxeta", um jogo de cartas parecido com o antigo "pif-paf", ou "pife". E não pensem que é jogo gratuito. Trânsito lento

Taxista reclama da lentidão do tráfego na Avenida Marechal Floriano, entre Getúlio Vargas e Sete de Setembro. Nesta época sem aulas demora-se, segundo ele, mais de 20 minutos para fazer o trajeto. No período letivo, então, nem se fala. O problema, para ele, está no tempo muito curto do sinaleiro da Sete de Setembro. Mas abre e já está fechando. Ali existe um sinaleiro complexo, porque é preciso liberar a passagem dos biarticulados que seguem para a Praça Carlos Gomes.

Linguagem direta

No Terminal Guadalupe, um pregador bradava em altas vozes, em meio ao barulho de ônibus e carros que passavam na rua, que ainda era tempo de conseguir a salvação. E usava um discurso diretíssimo: "Você prostituta, você drogado, você alcoólatra, busque a palavra de Cristo que ainda é possível se livrar desses problemas". Depois aliviava um pouco e se dirigia aos pais, às mães e aos jovens. Afinal, a grande maioria dos frequentadores do terminal é de gente boa, e ele deve ter se "tocado" que havia exagerado na dose. Telhado de vidro

A prefeitura tem exigido novas calçadas em Curitiba, mas leitor observa que o mesmo não se aplica a ela própria. E cita dois exemplos: na quadra onde está localizada a Secretaria de Urbanismo, as calçadas em lajotas de pedra estariam em precárias condições. E, na reforma da Marechal Floriano, as calçadas seriam muito inclinadas transversalmente, entre as pistas de automóveis e de ônibus. o que certamente provocará acidentes. Diz que ainda há tempo para corrigir.

Fazendo e refazendo

Com relação à nota "Fazendo e refazendo", publicada no último dia 22, a prefeitura de Curitiba explica que está recompondo a capa asfáltica de várias ruas da região central, aproveitando o tráfego menor de veículos nas férias escolares. Desembargador Westphalen, Conselheiro Laurindo, Luiz Leão e Inácio Lustosa estão nessa condição. Sobre a Avenida Getúlio Vargas, citada na nota, a Urbs informa que não foi feita a pintura de faixas de circulação, após a retirada do estacionamento no trecho entre as rápidas Castro Alves e Guilherme Pugsley. Leitores, no entanto, confirmam pintura feita em dezembro.

* * * * * *

A Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) necessita urgentemente de doações de banners ou lonas já utilizada, materiais que são reaproveitados para confecção de bolsas – as conhecidas bolsas ecológicas ou ecobags. Informações:(41) 3024 7475.

*** O curso de especialização em Nutrição Oncológica do Hospital Erasto Gaertner, reconhecido pelo Mistério da Educação e pelo Ministério da Saúde, abre concurso para o preenchimento de uma vaga. A inscrição custa R$ 90,00 e pode ser feita até 30 de janeiro, pelo site www.erastogaertner.com.br.

*** "Todas as religiões são a verdade sagrada para quem tem a fé, mas não passam de fantasia para os fiéis das outras religiões." (Isaac Asimov)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]