• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Para compensar o corte de 16 árvores (entre elas, uma araucária) na região dos bairros Pilarzinho, Abranches e Ahú, a Copel vai plantar 34 mudas – quatro delas de araucárias e 30 de outras espécies. Nesta semana, a coluna mostrou que uma araucária da Rua Antônio Krainiski foi retirada pela concessionária de energia para a instalação de um superposte (foto). Outras árvores também devem vir abaixo, como parte das obras da linha de subtransmissão Pilarzinho/Bom Retiro. Os locais do plantio das mudas ainda não foram definidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo a Copel, a remoção de árvores foi autorizada pela secretaria e é realizada estritamente de acordo com a legislação ambiental.

Legislação

O Código Florestal Municipal (Lei 9.806/2000) determina que toda árvore suprimida deva ser reposta. No caso da araucária, é preciso plantar quatro árvores para cada uma que vem abaixo. Segundo a Copel, somente no ano passado a empresa plantou mais de 19 mil mudas de árvores em todo o estado, além de doar 4 mil. Para Curitiba foram doadas 742 mudas. Além disso, a companhia possui projetos de recuperação de matas ciliares e manutenção de áreas de conservação. "A Copel mantém cinco hortos florestais no Paraná e produz, todos os anos, cerca de 400 mil mudas, entre espécies nativas e exóticas", afirma a companhia.

DVD a R$ 1

Na terça-feira, uma aglomeração de pessoas chamava a atenção na Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba. Elas cercavam um vendedor de DVDs piratas, que anunciava a plenos pulmões uma megapromoção: qualquer título por apenas R$ 1. As opções incluíam Toy Story 3 e várias outras animações.

Clube do PDV

A Gazeta do Povo e a Tribuna, jornais que fazem parte do Grupo Paranaense de Comunicação, acabam de lançar um novo programa de relacionamento com os locais de venda dos jornais em Curitiba, na Região Metropolitana e no Litoral. Um site exclusivo foi criado para atender os vendedores, que poderão acumular pontos com a venda de jornais e trocar por prêmios, como televisores, notebooks e tablets. O "Clube do PDV" (Pontos de Vendas) ainda oferece o Cartão Fidelidade, que garante descontos em vários estabelecimentos parceiros do programa, como restaurantes, bares e cinemas.

Crimes digitais

O especialista em crimes digitais Wanderson Castilho lança hoje em Curitiba o seu terceiro livro: Você sabe o que o seu filho está fazendo na internet?, sobre as barbáries cometidas contra crianças e adolescentes no mundo virtual. "Além do diálogo com as crianças e os adolescentes, de explicar a eles os limites e o respeito nessa área, todos os pais precisam estar atentos e bem informados sobre esse novo tipo de problema", alerta o autor. O lançamento será às 18h30, na Livraria Saraiva do Crystal Plaza Shopping Center (Rua Comendador Araújo, 731).

Feira na PUC

Divulgação

Termina hoje a Feira de Economia Solidária promovida pela Rede Marista. Quem circular pelo hall do Bloco Amarelo da PUCPR, em Curitiba, das 9 às 21 horas, terá a oportunidade de conferir a comercialização de produtos artesanais, ecologicamente corretos, decorativos e criativos (foto). A Economia Solidária é um modelo de produção organizado sob o formato de cooperativas, associações, clubes de troca ou empresas administradas pelos próprios trabalhadores, em que todos dividem as responsabilidades, os deveres e os resultados.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]