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O que deveria ser um serviço expresso de entrega de mercadorias empaca antes do envio, ainda na agência dos Correios. Leitor conta que, neste início de ano, antes da greve dos funcionários da empresa, só conseguiu mandar um Sedex após esperar quase duas horas para ser atendido na unidade central dos Correios em Curitiba, localizada na Rua Marechal Deodoro. "Eu já havia ido um dia antes e desistido após esperar cerca de uma hora", conta. Segundo o usuário, dos 16 guichês, só quatro recebiam os clientes. Indignado, ele deixou uma reclamação no site da empresa. "Estou na agência central da Deodoro há 1 hora esperando para ser atendido e ainda longe de ser chamado. [...] Isto, além de mostrar a incompetência dos gestores dos Correios, é uma falta de respeito ao cidadão, calçada no monopólio por falta de outra opção", diz na denúncia.

Sedex demorado 2

Em resposta, os Correios informaram ao cliente que fariam "apuração interna" e tomariam "medidas adequadas no sentido de solucionar a situação apresentada". Procurada pela coluna, a Diretoria Regional da empresa no Paraná afirmou que "a unidade apresentou um problema pontual devido a licenças médicas e a férias de empregados, em janeiro, quando o atendimento aos clientes durante o horário do almoço foi feito por quatro pessoas". A situação já teria sido normalizada.

Carona moderna

Um aplicativo para celular lançado em São Paulo e no Rio de Janeiro, chamado Zaznu, permite a qualquer motorista localizar pessoas próximas que queiram uma carona. O motorista pode dar uma nota para o comportamento de quem ganha a carona, e vice-versa. Segundo os desenvolvedores do aplicativo, quem não é bem avaliado cai fora da rede. Há ainda outras regras para garantir a segurança: são levantados todos os antecedentes dos motoristas e qualquer tipo de infração ou agressão está no radar da empresa. Os condutores também são entrevistados antes de entrar para o grupo e precisam ter um veículo bem cuidado, com modelo a partir de 2006. Será que dá certo?

Ministério Público

O que é cidadania para você? Essa é a pergunta que o Movimento Paraná Sem Corrupção lançou dentro da campanha "Cidadania é para todos". A população pode participar da iniciativa por meio das redes sociais. A ideia é que os usuários do Facebook e do Twitter, por exemplo, escrevam o que entendem por cidadania, utilizando a hashtag #cidadaniaé. Frases como "#cidadaniaé poder cobrar seus direitos, mas ter plena consciência dos seus deveres", e "#cidadaniaé não fazer ao outro o que você não quer que façam a você" são algumas das que já circulam na rede. O Movimento Paraná Sem Corrupção é um projeto que surgiu há dois anos com o objetivo de fortalecer a cultura da honestidade no estado e a articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa é coordenada pelo MP, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto GRPCOM.

Contadores de histórias

Amanhã, dia 4 de fevereiro, é o último dia de inscrições para o Treinamento de Ouvidores e Contadores de Histórias – 24ª Turma de Curitiba, oferecido pelo Instituto História Viva. A ONG, que já formou mais de 900 pessoas neste segmento, aplica um treinamento que ensina o aluno a ouvir, adaptar causos e histórias de vida e a usar a literatura oralizada como ferramenta terapêutica em hospitais, abrigos e asilos. As aulas, nos sábados de manhã, começam no dia 8 de fevereiro e vão até maio, na Rua 24 de Maio, 135, no Centro de Curitiba. Inscrições: voluntario@historiaviva.org.br

Aliás, o Instituto História Viva está em busca de empresas patrocinadoras para dois de seus projetos: "Ouvir e Contar Histórias em Hospitais" e "Arte de Encantar para Educar".

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