• Carregando...

      Nem todo mundo sabe, mas o projeto Ciclolazer, aos domingos, oferece serviço de empréstimo de bicicletas. São 15 bikes, incluindo triciclos para crianças menores, e não há qualquer custo para o usuário. O tempo de uso varia de 15 a 30 minutos, dependendo da procura pelo serviço. Desde o dia 5 de janeiro, quando as atividades do projeto foram retomadas, foram feitos 258 empréstimos, uma média de 72 por domingo. A barraca fica na praça Nossa Senhora de Salete. O Ciclolazer foi implantado no final de abril de 2013, em substituição ao antigo circuito ciclístico que era realizado nas ruas centrais de Curitiba.

      "Praça de Bolso"

      A coluna falou ontem sobre a "Praça de Bolso do Ciclista", nome bem humorado de um espaço de convivência que será construído no Centro da capital paranaense, com recursos da prefeitura, e que está sendo projetado por arquitetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Ainda há poucas informações sobre a "praça". Segundo o Ippuc, o espaço está em fase de projeto conceitual. Posteriormente, será elaborado um projeto executivo e, a partir dele, realizado o orçamento da obra. A "praça" ficará na esquina das ruas São Francisco e Presidente Faria e integra as ações de revitalização do Centro da cidade que vêm sendo empreendidas pela prefeitura.

      À procura de gêmeos

      O Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina (UEL) procura gêmeos entre 25 e 40 anos para uma pesquisa sobre a individualidade e convivência desses irmãos. A pesquisa pretende levantar informações, por meio de entrevistas, com 25 pares de gêmeos, ambos do mesmo sexo. Os interessados podem se cadastrar no site www.uel.br/projetos/gemeos. Segundo a professora Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, coordenadora do projeto, a proposta é estudar os processos de separação e individualização em gêmeos, além de verificar a influência da história de vida no desenvolvimento de cada irmão. A coleta de dados será realizada com entrevistas individuais, que poderão ser realizadas na Clínica Psicológica da UEL, no Centro de Ciências Biológicas ou ainda na residência dos irmãos.

      Réplicas do Big Ben

      Está na reta final a obra da passarela de pedestres que causou discórdia em Londrina, no Norte do estado (foto). Localizada na rodovia BR-369, em frente ao Parque Ney Braga, ela trará torres que remetem ao Big Ben, uma homenagem aos colonizadores ingleses que fundaram o município. As torres ainda precisam ser pintadas, receber iluminação e acabamentos finais. Além disso, detalhes decorativos e de segurança da própria passarela devem ser finalizados antes da inauguração, que pode ocorrer no próximo mês. A passarela é construída pela Econorte, que administra a rodovia. A intenção da concessionária é que a obra, orçada em R$ 1,9 milhão, torne-se um portal de referência da entrada da cidade. A homenagem aos ingleses é criticada por algumas pessoas, para quem as principais influências da cidade vêm de paulistas, mineiros e japoneses.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]