• Carregando...
 |
| Foto:

As educadoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba não podem comer a merenda junto com as crianças. Em uma das unidades,a professoras relatam que, se sobrar comida, é tudo jogado fora. Mas elas não podem comer. E geralmente o que sobra seria suficiente para alimentar toda a equipe. Caso desobedeçam à ordem, as professoras têm de assinar uma advertência. As profissionais se viram como podem, levam marmita ou comem um salgado nas mercearias no entorno do CMEI, já que não tem nem restaurante por perto.

Controle rigoroso

Procurada pela coluna, a Secretaria Municipal de Educação explicou que a merenda servida nos CMEIs integra o Programa Nacional de Alimentação Escolar e é rigorosamente fiscalizada. Segundo determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), a alimentação deve beneficiar apenas as crianças. Ainda conforme a secretaria, cabe às unidades escolares realizar o planejamento adequado para que não faltem nem sobrem alimentos.

Comunidade quilombola

A comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha, no Centro-Sul do Paraná, vai ganhar hoje um importante documento para o processo de reconhecimento da área como pertencente a descendentes de escravos. Às 9 horas, no município de Reserva do Iguaçu, o Incra assinará portaria de reconhecimento do território, determinando os limites da área quilombola. Segundo a organização Terra de Direitos, o documento antecede o decreto de declaração de interesse social da região, que viabiliza a desapropriação. É possível que o decreto seja assinado ainda neste ano, durante as comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Desapropriação

De acordo com a Terra de Direitos, uma vez assinado o decreto, o Incra do Paraná deverá realizar vistorias de avaliação das áreas hoje ocupadas pela Cooperativa Agrária, grande produtora de commodities na região, para que então possam ser ajuizadas as ações de desapropriação. A cooperativa agroindustrial fica no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, e tem 600 cooperados. As principais culturas produzidas são soja, milho, trigo e cevada.

Cenário diferente

Enquanto o céu desaba em Curitiba, em Foz do Iguaçu o quadro de seca dos últimos dias altera a vazão das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu. Ontem à tarde, o volume de água na foz do Rio Iguaçu era de apenas 331 metros cúbicos por segundo (m3/s), ou seja, quase cinco vezes abaixo da média considerada normal, 1.500 m3/s. Com pouca água, o visual das Cataratas se modifica, mas a atração não perde a beleza. Detalhes do cânion ficam mais salientes e os turistas são presenteados com uma imagem diferente das gigantes queda d´água.

Caminhada do coração

Milhares de pessoas participaram na manhã de domingo, em Curitiba, da 10ª edição da Caminhada do Coração. Realizada pelo Instituto Cardiológico Constantini, com promoção da Gazeta do Povo e apoio da prefeitura da capital, o evento teve como objetivo alertar sobre o desenvolvimento de problemas cardiológicos em decorrência da falta de atividades físicas. A concentração dos participantes e a largada ocorreram em frente da Praça do Japão, na Avenida Sete de Setembro. Ao todo, foram 4,5 quilômetros de caminhada, que terminou no Parque Barigui.

Flim

Começa hoje e vai até sábado a primeira Festa Literária de Maringá (Flim). O evento será realizado em um pavilhão montado no Centro de Convivência Renato Celidônio (ao lado da prefeitura), entre 9 h e 21 horas. Haverá debates, palestras, mostra de filmes, espetáculos teatrais e musicais e encontros com grandes escritores, entre eles o autor Ziraldo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]