• Carregando...
 | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Surgida em 1950, entre bairros urbanisticamente favorecidos de Curitiba, como o Jardim Botânico e o Rebouças, a comunidade Vila das Torres (foto) encontrou na união dos moradores um caminho para tentar conter a criminalidade e melhorar a vida das famílias. Entre as várias iniciativas positivas promovidas na região está a Festa da Paz, normalmente realizada no Dia das Crianças, mas que neste ano ocorrerá no dia 19, amanhã. A festa nasceu em 2006, como forma de aproximar os moradores numa época em que a vila vivia um confronto interno. Os líderes comunitários decidiram fazer uma confraternização e deram a ela o nome do seu maior desejo: paz. A primeira edição reuniu 1,2 mil pessoas. Na última, 3 mil moradores participaram.

Educação

Haverá bolo gigante e distribuição de lanches e refrigerante, além de gincanas e brincadeiras. Também serão montadas barracas com atividades de orientação sobre questões de saúde e cidadania. O tema deste ano é "Educação: um caminho para a paz" e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a necessidade de manter os filhos na escola e de os próprios pais buscarem capacitação para uma vida melhor. A festa será na Rua Aquelino Orestes Baglioli, ao lado da Praça Mário Vendramel, das 13 h às 17 horas. Todo o trabalho será feito voluntariamente, com a ajuda de parceiros e patrocinadores.

Ai, que fome!

De um tempo para cá Curitiba ganhou várias paleterias mexicanas. Que tal provar os sabores de frutas tropicais para espantar o calor?

• La Paleteria: Fica na Avenida Silva Jardim, 608, no Rebouças. Vende os sabores tamarindo, mamão papaia, carambola e goiaba. A unidade custa R$ 6

• Los Paleteros: Localizada na Praça da Espanha, no Batel. Tem as opções framboesa com hibisco, cupuaçu, maracujá e manga. Cada uma sai por R$ 6

Em defesa da mata

O movimento Preserva Irati realiza hoje, às 14 h, a Festa da Floresta, na praça da matriz de Nossa Senhora da Luz. A comunidade terá diversas opções de lazer, como a produção de haicai (poema japonês), contação de história e cinema ao ar livre. O movimento Preserva Irati vai aproveitar a ocasião para divulgar a luta pela preservação da área verde conhecida como Mata dos Gomes. A área, de 140 mil metros quadrados, fica no centro de Irati, mas um projeto imobiliário deve transformá-la em condomínio residencial. O projeto tem licenciamento ambiental e aval da prefeitura, mas aguarda análise do Ministério Público.

Planetário

Neste domingo haverá sessão aberta ao público no Planetário do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. Com o tema "Nas ondas da Via Láctea", o encontro começará às 11h e terá uma hora de duração. O Planetário foi inaugurado em 1978 e tem capacidade para 62 pessoas. Para participar, é preciso comparecer 15 minutos antes do início da sessão, que é gratuita.

Nada britânicas

Nos últimos meses, usuários da TIM em Curitiba têm tido problemas no envio e recebimento de mensagens pelo celular. Os textos demoram horas para chegar ao destinatário. Em um dos casos, a mensagem chegou sete horas após o envio. Em outro, foi enviada pela manhã e apareceu para o destinatário apenas no dia seguinte. Procurada pela coluna, a TIM afirmou apenas que "seus serviços operaram com normalidade nas datas informadas pela equipe de reportagem". A empresa disse ainda que monitorará o sistema.

Colaboraram: Andrea Torrente e Maria Gizele da Silva

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]