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Um condomínio de Londrina, no Norte do Paraná, resolveu criar uma comissão de síndicos mirins para incluir as crianças nas discussões importantes do prédio e evitar problemas. Há cerca de dois meses, João Pedro Gomes, de 9 anos, é o representante oficial da criançada no Condomínio Garden Catuaí, na região sul. Eleito em assembleia geral, ele tem agora entre suas atribuições diárias fiscalizar a obediência às normas internas. Há ainda um "conselho mirim", que tem se dedicado a visitar os 228 apartamentos do condomínio para explicar a importância da separação do lixo (foto).

Indisciplina

A síndica Dayane Crepaldi conta que a ideia foi motivada pela indisciplina das crianças. "Tínhamos um problema sério de falta de respeito ao estatuto do prédio. Para tentar estimular o senso de responsabilidade dessas crianças, busquei inspiração em experiências que já tinha visto na internet", explica. Segundo o síndico profissional Édson Geraldo, iniciativas semelhantes já foram implantadas em São Paulo, Santos e no Rio de Janeiro. Você conhece alguma experiência parecida? Escreva para entrelinhas@gazetadopovo.com.br.

Alô, alô... responde!

No último domingo, a central telefônica da Polícia Militar do Paraná em Curitiba ficou fora do ar por mais de uma hora por causa da forte chuva. Uma fonte interna diz que a população ficou impossibilitada de registrar ocorrências durante esse período. O temporal de sexta-feira já tinha deixado consequências ruins. Parte dos policiais militares não conseguiu usar durante a noite o sistema de radiocomunicação. Como o sistema ainda é analógico, o temporal derrubou o sinal. Em Curitiba, apenas o 13º Batalhão usa o modelo de comunicação digitalizado.

Outros canais

Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa da PM confirmou que houve queda do sistema telefônico no domingo, mas negou que o problema tenha prejudicado o atendimento à população. Algumas ligações entravam no sistema da PM, outras tinham de ser feitas algumas vezes até serem atendidas. Ainda conforme a assessoria, policiais utilizaram outros canais para manter a comunicação da corporação, como celular e rádio.

Falta de respeito

Leitor encaminhou e-mail à coluna para registrar sua indignação com a maneira como um ­­­usuário de ônibus é tratado na linha Alcidez Munhoz/Jardim Botânico. "Nossos motoristas costumam ser bastante educados e pacientes, mas há um morador que é sempre alvo de piadas – tanto de alguns motoristas quanto de passageiros –, devido ao fato de exalar um cheiro muito forte. Não o conheço, mas é um senhor que anda com bastante dificuldade e quase sempre está com a mesma roupa, o que me dá a impressão de que não tem quem cuide dele", descreve. Segundo o leitor, alguns motoristas abrem as portas do fundo do veículo para o passageiro entrar e já houve caso de um condutor que, ao vê-lo, não parou no ponto.

Doe futuro

A Associação Casa do Pai, que abriga crianças que perderam vínculos familiares ou estão em situação de risco, completa 20 anos com um evento beneficente hoje no Restaurante Madalosso, em Curitiba. O jantar de aniversário da organização começa às 20 horas. Os ingressos custam R$ 40 (R$ 20 para crianças de 6 a 12 anos) e devem ser adquiridos antecipadamente pelo telefone (41) 3343-0928. Na ocasião, a entidade lança a campanha "Doe Futuro", que pretende engajar a sociedade a não apenas doar insumos para o dia a dia das crianças das casas lares, mas também incentivar um futuro melhor, com doações por meio de cotas voltadas exclusivamente para cursos de artes, línguas e profissionalizantes.

Colaborou: Tatiane SalvaticoDê sua opinião

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