• Carregando...
 | Marcelo Andrade / Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo

Esta semana é especial para os egressos da Universidade Federal do Paraná (foto). As homenagens são para as turmas de Direito e Medicina de 1955, que completam 60 anos e marcam o primeiro ano após a federalização da instituição. O “jubileu de diamante” vai ser comemorado em um jantar no Graciosa Country Club, nesta terça-feira (10), para os bacharéis de Direito. Já os médicos se reúnem na Praça Santos Andrade, na sexta-feira (13), para uma foto dos egressos (às 17h30) e uma sessão solene com a reitoria, às 18h.

Tradição

Não é de hoje que a turma de Medicina se reúne para comemorar os anos de formada, segundo conta o médico Everaldo Sabbatini. Para a próxima sexta, devem vir médicos do interior do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da capital paranaense. Entre eles, nomes como o de Carlos Augusto Moreira, Alberto Accioly Veiga, Leide Parolin Marinoni, Farid Sabag, Evaldo Shaffer, entre outros.

Destaque político

Já a turma de Direito está entre as que mais originaram dirigentes políticos e jurídicos ao estado do Paraná, segundo Almir Hoffmann de Lara, formando de 1955. Entre eles, os desembargadores Abrahão Miguel e Luiz Gastão Alencar Franco de Carvalho. Geraldo Hauer foi secretário da Fazenda no governo João Elísio Ferraz de Campos e Gilberto de Abreu Pires foi do gabinete de Parigot de Souza. Entre os ex-professores da turma está o jornalista Francisco Cunha Pereira, que deu aula de Ciências das Finanças. Uma missa será rezada aos ex-professores e colegas de turma que já se foram, às 11h desta terça-feira, na igreja católica do Água Verde.

Cursos na UTFPR

Três novos cursos serão ofertados pela UTFPR no Câmpus Curitiba a partir do primeiro semestre de 2016. As novidades são a transformação da Tecnologia em Mecatrônica em Engenharia Mecatrônica e a separação da Licenciatura em Letras Português-Inglês em dois cursos: Licenciatura em Letras Português e Licenciatura em Letras Inglês.

Bolsas no Opet

As inscrições para bolsas de estudo no Colégio Opet para quem quer cursos o segundo período do ensino fundamental ou o ensino médio em 2016 vão até esta terça-feira (10). É preciso entregar a ficha de inscrição pessoalmente nas Centrais de Atendimento ao Aluno dos Colégios Opet Rebouças (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 892) e Centro Cívico (Rua Nilo Peçanha, 1.635). Alunos matriculados no 5º ou 9º ano do fundamental, de qualquer escola privada ou pública, podem participar.

Cursos de informática

A Faculdade da Indústria IEL está com inscrições abertas para o curso gratuito de informática básica. A capacitação vai mostrar como funcionam os programas Word e Excel e como é o acesso à internet. As vagas são limitadas e as aulas acontecem aos sábados na unidade da instituição, em São José dos Pinhais, entre os dias 14 de novembro e 5 de dezembro, das 13h às 16h30. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 deste mês, na secretaria da Faculdade (Av. Rui Barbosa, 5.881, bairro Afonso Pena) ou pelo e-mail igor.nickel@ielpr.org.br. É preciso levar a cópia do RG e CPF e ter mais de 18 anos. Mais informações pelo telefone (41) 3593-1219.

Divulgação

Sustentabilidade e governança

Entre quarta (11) e quinta-feira (12), Curitiba será sede da Conferência Internacional CR3+2015, um dos principais eventos do mundo voltados para as áreas de sustentabilidade e governança. O evento será no Instituto Superior de Administração e Economia (Isae, foto), em parceria com La Trobe Business School (Austrália), Audencia Nantes School of Management (França) e Hanken School of Economics (Finlândia). Para mais informações sobre inscrições, valores e programação, acesse http://www.isaebrasil.com.br/cr3/ ou envie um e-mail para CR32015@isaebrasil.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]