• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran) deve lançar em breve uma campanha educativa cuja garota-propaganda será a Vó Gertrudes, uma idosa que dará conselhos sobre boas maneiras no trânsito. A campanha será focada principalmente na vulnerabilidade do pedestre e do ciclista, e nos perigos de dirigir sob influência de álcool. Será que a Vó Gertrudes vai dar conta do recado?

Bichos motorizados

Vale lembrar que em 1997 uma campanha de educação no trânsito lançada pela prefeitura de Curitiba conseguiu reduzir em mais de 10% o número de acidentes no trânsito da cidade. Na opinião do consultor João Pedro Corrêa, especialista em programas de segurança no trânsito, aquela foi uma das melhores campanhas que ele testemunhou em 25 anos de trabalho na área. Em anúncios veiculados na televisão, cada tipo de infrator era identificado com um animal. O motorista que furou o sinal virou um rato; a mãe que parou em fila dupla diante da escola transformou-se em perua; e o sujeito que bloqueou os cruzamentos foi caracterizado como anta. A campanha se baseava na ideia de ridicularizar o infrator.

A maior feijoada do Brasil (foto 2)

Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, já está se preparando para a Festa Nacional do Feijão Preto, que ocorre entre os dias 8 e 11 de agosto, tendo como uma das principais atrações a feijoada preparada numa panela gigante que mede dois metros de altura e pesa 12 toneladas. A partir de hoje até sábado será realizado o festival gastronômico "Simples e Divino". Os participantes vão aprender, com o chef Maurício Luciano Pereira, a fazer dez tipos diferentes de pratos à base de feijão. O festival será no Ózera Hote-Fazenda.

Lições de língua portuguesa

É correto dizer que uma pessoa corre "risco de vida"? Ou usar a forma "a presidenta"? As respostas estão no livro Não tropece na língua: lições e curiosidades do português brasileiro, da professora e revisora Maria Tereza de Queiroz Piacentini. Licenciada em Letras e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Maria Tereza também tem outras obras publicadas, entre elas Só Vírgula e Só Palavras Compostas. Também assina uma coluna semanal no site www.linguabrasil.com.br. Boas dicas para quem quer evitar escorregões no idioma.

Nomes bíblicos

No primeiro semestre deste ano, o nome mais registrado nos cartórios paranaenses foi Maria, com 3.362 casos. É o que mostra um levantamento da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR). Em seguida aparecem Ana (2.532), João (2.220), Davi (1.776) e Pedro (1.768). Sinal de que os nomes da moda podem até fazer a cabeça por um tempo, mas o tradicionalismo e o significado dos nomes bíblicos imperam na hora de os pais registrarem os filhos.

24 quadros por segundo

"Eu tenho que descobrir como é a vida sem você."

A frase foi retirada do filme Para sempre, de 2012.

Colaboraram: Alexandre Costa Nascimento e Maria Gizele da Silva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]