• Carregando...

Dieta que ajuda a queda de peso em tempo recorde – estilo Bolsa de Valores. Gordura trans, a vilã da alimentação saudável. Moda fitness: conheça os tecidos inteligentes e ideais para a atividade física. Alta performance: programa revolucionário para recuperar a vitalidade. Um medicamento que elimina a gordura abdominal. Mais o glamoroso convite para entrar no universo da cosmetologia moderna.

É impressionante a vitrine de ofertas para, dizem, garantir qualidade de vida – qualidade de vida até na morte, tornando você insuperavelmente feliz. Pelo matraquear da propaganda, o "cabôco" tem de, compulsoriamente, abrir mão da condição humana e se tornar um Himalaia de felicidade ambulante. Ou aparentar que é.

Natureza Morta torce o naso:

– Cabe a nós o indeclinável dever de conservar o senso do trágico e da finitude. Graças a isso, tivemos glórias como a de produzir (e ler) A Montanha Mágica, por exemplo.

O Velho Graça

Tempo de eleição, vale lembrar Graciliano Ramos. Nascido em Quebrangulo, Alagoas, foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios, em 1927. O país ganhava um administrador diferente, passando a conhecer, também, aquele que viria a ser um de seus maiores escritores. Isso por conta dos relatórios que o Velho Graça enviava ao governador.

Trecho: "Pensei em construir um novo cemitério, pois o que temos dentro em pouco será insuficiente, mas os trabalhos a que me aventurei, necessários aos vivos, não me permitiram a execução de uma obra, embora útil, prorrogável. Os mortos esperarão mais algum tempo. São os munícipes que não reclamam?"

Como jornalista, Graciliano trabalhou no Correio da Manhã, no Rio. Contam companheiros da época que o seu respeito pela escrita era tamanho que julgava o caráter das pessoas pelo português que elas escreviam. Era ele, seco e implacável como o sertão.

Bem que a nova safra de prefeitos poderia nos trazer um, dezenas, centenas, milhares de novos Gracilianos. Não, nenhum delírio quanto a possíveis pretensões literárias neste país de escritores. Alguns mais, outros menos.

É que Graciliano abominava nepotismo.

Ah, sim, o autor de Vidas Secas e Angústia pertenceu ao Partidão.

Eleições 2008

Responda rápido: o que é Ananindeua? Onde fica Nazária? Conseguiu? Pois é, eleição também é uma viagem pelo país. Ananindeua é um município do Pará. Fica na região metropolitana de Belém. O vencedor: Helder Barbalho (PMDB). Origem do nome? Segundo a prefeitura, está na abundância de uma árvore chamada anani. Anani vem do tupi. Fornece a resina de cerol utilizada para tapar fendas de embarcações. Nazária fica no Piauí, terra do amigo Juarez Coelho, e é o mais novo município do Brasil, o único a debutar nas eleições deste ano. Era um distrito de Teresina, 8.671 eleitores. Lá, inaugurando a prefeitura, estará Ubaldo Nogueira (PTB). Trata-se de um município jovem e pobre. Grande parte das casas é de pau-a-pique, não há rede de esgoto e a coleta de lixo é feita apenas uma vez por semana – isso quando vem um caminhão de Teresina.

Mas, como diria outro amigo, o Jorjão, suerte para todos.

Francisco Camargo é jornalista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]