• Carregando...

Beronha acordou com um nó no cerebelo. É, com ele é assim mesmo. E isso o levou a suspeitar, ou melhor, a "achar", que o real motivo da expulsão de Adão e Eva do Paraíso não foi uma prosaica maçã. Mesmo que fosse "aquela" manzana que vinha importada da Argentina em caixas cheirosas, envoltas por finos papéis azuis.

– El fruto de la manzanera...

O que era puro "achismo", para ele, virou certeza:

– A bronca foi o cigarro...

Natureza Morta, um ecumênico conforme os cânones do momento, não duvidou de imediato, mas quis saber que tipo de cigarro, já que, naquela época, mesmo com o capeta já aprontando das suas, certamente ainda não se imaginava a Souza Cruz ou a Philip Morris. Ou a cigarreira e a piteira.

– De fato, concordo. Então seria cigarro de palha... Palha já existia, pois não? E se existia palha, com certeza havia fumo de corda. O problema seria a faquinha para picar o fumo na palma da mão... Mas, logo após, veio o Celestial, precursor do Continental, mais do que uma preferência nacional.

– Parece que não foi exatamente isso...

– Então, foi o anteprojeto do primeiro pecado capital, fumar escondido...

Tentando falar sério, o solitário da mansão da Vila Piroquinha saiu à cata de exemplos para mostrar ao anti-herói que a cruzada contra o cigarro vem de longe, mas nem tanto, embora ainda mantenha marcas indeléveis:

– Observe nos ônibus intermunicipais ou interestaduais. Ainda existe uma plaquinha avisando que é proibido fumar "cigarro de palha, charuto e cachimbo". É que, antes, o cigarro de papel – ao contrário do cigarro de palha – era permitido. E era chique, tanto que as poltronas tinham cinzeiros nos braços ou nos encostos, para os vizinhos sentados nos bancos de trás. Aí, depois da sentença segundo a qual "o uso do cachimbo deixa a boca torta", foram enfileirando outros males.

Mas a coisa – ou o vício – era tão arraigada que, até hoje, aparece nos aviões de carreira, com o aviso "apertem os cintos", o famoso e in­­quisidor X sobre um cigarro, de­­terminando que é proibido fumar. Quem embarca ainda não sabe disso? Muita coisa sumiu, foi extirpada ao longo do tempo.

Que fim tiveram os animados e inventivos "concursos", livres e espontâneos, de expelir fumaça e formar rodinhas concêntricas no ar? Ou a guimba de cigarro assentada na orelha, para a saída do trabalho? Ou os furinhos milimetricamente espalhados com a ponta do cigarro nas toalhas dos botecos? Ou os dedos (indicador e médio) amarelados pela terrível nicotina? Ou as beiradas de balcão calcinadas, lembrando pontas de carvão de resto de incêndio?

A tal lei antifumo pretende sepultar imagens clássicas da humanidade, tais como a do pai nervoso e aflito na sala de espera da maternidade, fazendo fumaça feito uma chaminé.

E tem ainda Chico Buarque, em Meu Caro Amigo:

"Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta/É pirueta pra cavar o ganha-pão/Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro/

E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro/

Ninguém segura esse rojão".

Conclusão beronhística:

– Com quem dividir a solidão, num cantinho qualquer, senão com a silenciosa fumaça de um cigarro?

Ai de vós, os desterrados.

Francisco Camargo é jornalista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]