• Carregando...
 |
| Foto:
  • OS 50 ANOS DE RITINHA -Em uma das mais bonitas festas da temporada, Rita Cooper Mylla comemorou 50 anos ao lado de amigos e familiares em reunião no Graciosa Country Club. A decoração, assinada por Greicy Faria, mereceu destaque especial, elogiadíssima pelos convidados. A aniversariante, entre o maestro Eduardo Lages e sua esposa, Mércia
  • OS 50 ANOS DE RITINHA -As convidadas Zilda Fraletti, Simone Yared, Cassiana Dalcanalle, Elvira Ramon, Rosângela Delara, Sandra Formigheri e Denise Araújo
  • PARABÉNS -A bela Fádia Amira, filha de Maria José e Boris Baitala, comemorou 20 anos ontem. Nossos cumprimentos!
  • NOVO FÓRUM -Campo Mourão acaba de inaugurar nova sede da Justiça Federal. O prédio recebeu o nome do saudoso ministro Milton Luiz Pereira, que antes de ingressar na magistratura federal, na década de 60, foi prefeito da cidade. Durante a solenidade de inauguração, a presença do juiz federal Friedmann Wendpap, da diretora administrativa da Justiça Federal, Joacita Kopytowski Tafuri, da desembargadora federal Marga Tessler e do advogado e filho do homenageado, Marcus Pereira.
  • ARQUITETURA POR ARQUITETO -Os 15 anos da AsBEA no Paraná serão comemorados com uma série de eventos, que tiveram início na últi­ma semana, com encontro na Flexiv, que contou com a presença do arquiteto Alberto Botti. Durante o evento, a presença da arquiteta Gisela Miró, do presidente do Conselho Administrativo da Flexiv, Ronaldo Duschenes e da presidente da empresa, Celia Lass
  • EVENTO NA CASA COR 2012 -Jeslayne Valente e André Menin receberam convidados ao lado da Finger, na Casa Cor 2012, para celebrar a parceria no ambiente Suíte do Casal. No evento, Marina Nessi, Pedro Frasson, da Finger, Jeslayne Valente, André Menin e Edson Finger, presidente da Finger
  • SUCESSO NO CURITIBANO -A diretora-geral do Clube Curitibano, Terezinha Pereira Abagge, e Antonio Cezar Mendes dos Santos estavam entre os mais de mil presentes no show de Emmerson Nogueira, que lotou o Salão Azul do Clube Curitibano na última semana, junto com a banda Nega Fulô

Memória

A vida segundo JurilJosé Carlos Fernandes

Quarta-feira, na Gazeta do Povo, era sinônimo de visita da jornalista Juril Carnasciali, que morreu nesta quinta-feira, 28 de junho, no início da tarde, por insuficiência cardíaca. Neste dia da semana ela entregava sua coluna dominical – "O que se passa na sociedade" –, uma das mais antigas do gênero, com 56 anos de circulação. Sua figura pequena, falante, sempre bem-vestida e bem penteada, despertava curiosidade, em especial entre os jornalistas mais jovens, que se surpreendiam ao se verem diante da pioneira do jornalismo paranaense.

"Quem é essa senhora?, queriam saber. Em resposta vinha um rio de histórias sobre as quatro filhas de De Plácido e Silva, o nordestino que migrou para o Paraná, no início do século 20, e aqui fundou o jornal Gazeta do Povo. Tudo indica que De Plácido não sonhou para suas meninas que trabalhassem na redação, mas uma delas, Juril, seguiu os caminhos do pai.

Reza a lenda que em 1962, ao vender o jornal para os empresários Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski, De Plácido teria colocado uma única condição – a de que sua filha Juril fosse mantida no posto de colunista social. O trato foi cumprido, mas talvez não fosse necessário. Nas quase seis décadas em que acompanhou a sociedade local, Juril imprimiu um estilo próprio, garantia do afeto dos seus leitores.

A coluna deste domingo, 1.º de julho, a última redigida por ela, encerra esse longo ciclo. Quando Juril começou a escrever, os olhos ainda estavam voltados para as casas reais europeias e para as últimas divas de Hol­lywood. No momento em que sua carreira ganha ponto final, a mídia anda às voltas com as celebridades instantâneas e com súbitas ascensões sociais. Ela fez esse percurso sem perder a mão: não esquecia o dia do aniversário de seus colunáveis, aos quais acompanhava paripassu. Não se furtava de pequenas delicadezas, que em muito fizeram com que se assemelhasse à fada madrinha. Elegante, vivaz, espirituosa, ela entrava nos lares com seus textos, lembrando, nas entrelinhas, que não há maior riqueza do que o outro.

* * * * *

• GILBERTO MENDES inaugura hoje o novo espaço da Perverts, sua empresa dedicada à criação de decorações para festas e eventos. Na ocasião, ele inaugura também a Galeria Perverts, que trará parte do acervo dos mais de dez anos de trabalho.

• A TRADICIONAL FEIJOADA SOLIDÁRIA da Casa da Criança Francisco de Assis acontece hoje, das 12 às 14 h, na sede da entidade. A renda integral vai ser revertida aos projetos da instituição, que há mais de 40 anos presta serviço assistencial, atendendo hoje 85 famílias e 100 crianças de 2 a 5 anos. Vamos ajudar? Informações pelo fone 41- 3264-2167.

• NO PALACETE DOS LEÕES, no dia 28, Ney Machado lançou sua obra Caleidoscópio, editada pela InVerso.

• INDIANARA MILLÉO tomou posse como coordenadora regional do Comitê Gestor da Coordenadoria Regional da Fiep em Ponta Grossa, em concorrida solenidade no Clube Ponta Lagoa, que empossou ainda o novo Conselho Consultivo.

• O PROFESSOR RENÉ ARIEL DOTTI recebeu Medalha de Ouro e Diploma de Honra ao Mérito na última semana, concedidos pela Associação dos Ex-Alunos da Universidade Federal do Paraná.

• DE DEDICAÇÃO ÍMPAR A SUA CIDADE NATAL, MARIA INÊS BORGES DA SILVEIRA recebeu título de Cidadã Benemérita da Lapa, em sessão solene que concedeu também título de Cidadão Honorário a Abdalla João Dardaque.

• MARCIA HELENA E LUCIANO PRETTO recebem convidados nesta quinta-feira, para lançamento da nova linha perolizada de pastilhas de sua empresa Vidri Revestimentos. As peças já estão em alguns ambientes da Casa Cor 2012.

• NO PRÓXIMO SÁBADO, dia 7, a banda Pouca Vogal, de Humberto Gessinger e Duca Leindecker, o primeiro, músico do Engenheiros do Hawaii e o segundo, do Cidadão Quem, vem a Curitiba, para única apresentação do Teatro Positivo.

• OS FÃS DE ROCK vão vibrar com a nova exposição que chega a Curitiba. Chamada de "Relíquias do Mundo no Mês do Rock", acontece na Fnac, a partir do dia 4, e trará peças como o ingresso de um show de Elvis Presley de 1977 e guitarras autografadas pelos Beatles e Amy Winehouse.

• A REDE PAULISTA "The Fifities", especializada em hambúrgueres tradicionais, servidos em ambiente que lembra os restaurantes dos anos 50, inaugurou sua primeira loja na cidade, no Shopping Curitiba.

• A CONSTRUTORA BAGGIO recebe convidados no dia 3 para jantar no espaço Bom Gourmet da Casa Cor, com cardápio assinado pelo badalado chef Ivan Lopes, do Terra Madre. Na mesma data, a Simmetria Ambiente também recebe convidados para comemorar o primeiro ano do sofisticado espaço dedicado à decoração.

• SEMPRE PRECISANDO DE AJUDA, a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba está precisando comprar um eletrocardiógrafo, razão pela qual criou a campanha Compra Solidária. Através da iniciativa, o salão Jean Louis David, o Bello Café e o Centro de Shiatsu Tereza Zanchi oferecem, até o dia 3 de agosto, produtos e serviços com preços promocionais, com parte da renda revertida à Santa Casa. Quem quiser ajudar, deve imprimir um cupom bônus no site www.doesantacasa.org.br e depositá-lo na urna do estabelecimento.

• A BOUTIQUE AMIGOS DO HC promove, entre 2 e 6 de julho, das 9 às 19 h, grande bazar com roupas importadas doadas pela Receita Federal. Com preços de 1 a 60 reais e vendendo de lingeries a jaquetas, vale a pena ser conferido! Informações 41-3091-1000.

• OS ENDOCRINOLOGISTAS ANDRÉ VIANNA E MAURO SCHARF, do Centro de Diabetes de Curitiba, participam em Houston, nos EUA, da Reunião Anual da Sociedade de Endocrinologia – Endo 2012.

• FRANCISCO URBAN recebeu convidados em seu Bar do Victor para lançamento do novo couvert gourmet da casa, que foi seguido pela tradicional moqueca capixaba de camarão.

• A COORDENADORA KAZUCO AKAMINE e a Diretoria 2010/2012 do Conselho da Mulher Executiva, da Associação Comercial do Paraná, foram homenageadas com jantar no Graciosa Country Club na semana que passou.

• YANNIH TSUSHIMA acaba de lançar novo blog, no endereço www.yannih.com.br

• A MÉDICA ADRIANA SCHMIDT recebe cumprimentos pela palestra ministrada durante o programa Maioridade Saudável, promovido pelo Clube Curitibano. Durante o evento, a médica falou sobre os malefícios do sol e do cigarro na pele e foi muito aplaudida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]