• Carregando...

Receita

Posta da Maria Luiza

Aprendi muito cedo a "selar" o bife antes de colocar o sal para evitar que o suco da carne escoe. Agora apreendi mais uma com a minha querida filha, a arquiteta Maria Luiza.

Ela doura a posta só no óleo de soja, sem qualquer tempero. Depois recheia com bacon, cebola, pimentão, alho e manjericão e só aí coloca o sal. Começa cozinhando a posta com um pouco de água fervente e quando sente que a carne está quase no ponto é que coloca os demais temperos com um pouco de água, sempre fervente. Cozinha mais uns 10 minutos e garante que "selando" a posta de todos os lados, sem sal, a carne fica mais macia. É como dizem os sábios: vivendo e apreendendo.

Essa foi contada pelo Paulo Roberto de Andrada Werner:

"O meu saudoso avô Fernandino Caldeira de Andrada, na época com uns 80 anos, me ligou dizendo que a tevê não estava funcionando. Após questioná-lo se ele havia trocado a pilha do controle remoto, ele afirmou que sim. E eu, novamente, perguntei se ele havia colocado as pilhas na posição correta. Prontamente ele me rebateu perguntando se pilha lá tinha lado certo... Achei que já tinha ouvido tudo, mas alguns dias atrás fui questionado por telefone pelo meu tio, Patrício Caldeira de Andrada, sobre como funcionaria o projetor multimídia. Segundo ele, todos os fios estavam ligados ao computador, e na parede só estava aparecendo a marca do aparelho. Perguntei a ele se havia apertado a tecla source do controle remoto, e ele disse que não. Daí pediu a um companheiro dele que apertasse a tal tecla. Novamente ouvi a frase, 'não apareceu nada'! Então perguntei a respeito das pilhas, e ele disse que eram novas – haviam sido trocadas na semana anterior. Estranhei, pois ele não teria esse cuidado, ainda mais que o projetor estava na minha casa no período. Foi aí que fiz a fatídica pergunta: 'Tio, o senhor está usando o controle do projetor?' Ouvi a pérola: 'Eu estou usando o controle da tevê, nem sabia que o projetor tinha controle remoto!' Isso prova que a fruta não cai longe do pé."

O registro

Gerson Borges de Macedo, diretor do Conselho Regional de Contabilidade, contou que há um conselheiro da cidade de Londrina cujo nome é Moinsés Aparecido. Isso mesmo: Moinsés. Ele foi registrado por seu avô. Ao chegar no cartório – isso em meados do século passado – foi atendido por um cartorário pouco "lapidado" no trato social que lhe perguntou qual era o nome da criança. O avô do conselheiro, meio impaciente, disse "Moisés, Moilés, Moinsés, argo parecido. O cartorário não teve dúvida e lascou o nome de Moinsés Aparecido.

O Ventania

De verve afinada, Ventania (como é chamado o Nelcides, festejado goleiro do futebol amador) faz a alegria dos peladeiros do Santa Mônica Clube de Campo e dos associados que gostam de jogar cartas, conforme relatou o advogado Norberto Trevisan Bueno. Como dois candidatos ao cargo de presidente do clube estavam se digladiando com apetite voraz para a função, na eleição recém acontecida, Ventania teria lançado o seguinte repto: "Vamos fazer uma assembleia e nela vamos proibir que se construam grandes obras no clube; assim ninguém mais vai querer ser presidente..." O riso foi geral e o aplauso também.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]