Em 1983, o senador Roberto Requião era deputado estadual e Maurício Fruet, prefeito de Curitiba recém-eleito. Os dois foram pescar com o advogado Avary Zeigelboim, em sua velha baleeira "Lua Nova", de 30 pés, na Baía de Guaratuba. Requião levou seus filhos menores, Roberta e Maurício. Tão logo apoitaram, resolveram fazer um concurso para ver quem pescava mais, sem entrar em maiores detalhes. Fruet e Requião pescavam peixes miúdos um atrás do outro e o Avary não pegava nada, até que fisgou um calafate de 2 quilos e se autoproclamou vencedor. Requião contestou: "O concurso era por unidade e não por peso!"
Avary desistiu de pescar e foi ver o trabalho que o mecânico Dante realizava no motor, observando os dois filhos do Requião sentados no convés. Nisso, viu que o menino Maurício jogou na água uma luva de pesca; sem titubear, jogou-se ao mar em busca da peça. Após nadar uns cinco minutos, Avary sofreu para voltar ao barco e foi socorrido pelo mecânico, que lhe atirou um cabo e recolheu o quase náufrago. Içado a bordo, exausto e quase desmaiado, ouviu o Requião perguntar: "Onde é que estava?"
(Esta coluna é dedicada ao empresário Joel Malucelli: empreendedor de extrema competência, razão essa de seu sucesso profissional. A ele toda a minha admiração e gratidão.)



