• Carregando...

Receita

Brachola ao molho

Brachola é um enroladinho com os seguintes ingredientes para quatro pessoas: 12 bifes de patinho com 10 por 10 cm; 12 fatias de bacon com 8 cm cada uma; três cebolas picadinhas; 12 dentes de alho amassado, 12 tiras de pimentão vermelho e um pouco de pimenta vermelha; 500 gramas de puro purê de tomate. Sal a gosto, óleo de milho e suco de dois limões.

Como preparar: Misture os temperos com os bifes e espere pelo menos três horas antes de usar. Depois, enrole os bifes recheando com o bacon, um dente de alho amassado, uma tira de pimentão e um pouco de cebola. Prenda, depois de enrolados com um palito (molhe os palitos em água fervente para que não quebrem).

Numa caçarola de ferro – de preferência – frite em fogo médio os enroladinhos (brachola, em italiano) até dourar. Coloque dois copos de água fervente e baixe o fogo. Cozinhe por mais meia hora. Coloque o resto da cebola e o puro purê e cozinhe por mais 15 minutos. Se gostar, ponha o suco de limão em cada uma das peças.

Durante algum tempo, o Ernesto Pedroso foi distribuidor de uma marca de relógios no Paraná e fazia uma promoção, doando a cada semana uma peça ao melhor jogador de futebol da rodada, indicado por uma emissora de rádio.

Num jogo do Coritiba, em 1981, o atacante Claudinho perdeu um gol feito, como dizem os narradores, que nem a mãe deles perderia, isto aos 40 minutos do segundo tempo. No vestiário, depois da partida, Pedroso encontrou-se com o jogador, que se justificou: "Posso perder o relógio, mas não vou ser o bode respiratório..."

Cavalcanti e o pente

Milton Cavalcanti, destacado jornalista da imprensa paranaense, foi durante muitos anos assessor do Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep). Na gestão do Lerner, quando foi lançada a Cidade Industrial de Curitiba, a solenidade foi na sede do Badep. Parigot de Souza era o governador e Maurício Schulman, o secretário da Fazenda. Os três e mais o Milton subiram no mesmo elevador para o salão nobre. Milton notou que os três olhavam-no e trocavam risos discretamente. Lá em cima, tão logo desceu, Milton perguntou a um companheiro se tinha alguma coisa errada com ele.

É que ele tinha um pente pequeno preso no cabelo. Antes da solenidade, Milton foi penteado pela sua filha Ana Maria, na época com uns 6 anos – hoje é médica homeopata –, e que esqueceu o pente na sua cabeça.

Chiquinho: o incógnito

Chiquinho, que foi goleiro do Vasco da Gama, em 1960 apareceu em Curitiba e foi levado pelo diretor Jorge Natividade para treinar o Olímpico de Irati. Por uns tempos até que foi bem, mas a bebida praticamente encerrou sua carreira de treinador. Foi para Santos, onde Pelé e o presidente do Santos, Athie Jorge Curi, pagaram um tratamento e o recuperaram.

Voltou para Irati e, na véspera de um clássico Olímpico e Irati, foi entrevistado na Rádio Difusora pelo radialista João Maria Rodrigues. Foi instado a dar um palpite sobre o resultado do jogo. Negou-se, dizendo: "Estou incógnito aqui na cidade. Desculpe..."

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]