• Carregando...

Receita

Aperitivo de pinhão

Os pinhões da nossa araucária estão chegando – tradicionalmente amadurecem a partir do fim de março – e é hora de comer esse fruto delicioso. Primeiro, cozinhe o pinhão com água e sal. Para fazer o aperitivo, descasque-o depois de devidamente cozido – hoje há um espremedor apropriado para isso –, enrole num pedaço de bacon desses de tira, prenda com um palito devidamente molhado para não queimar, e dê uma ligeira fritadinha no bacon. Simples e gostoso.

O meu amigo Nelson Penteado, o Farofa, me contou que o ex-vereador Amadeu de Mio Geara andou colecionando nomes de bares engraçados de nossa Curitiba e terminou com um inusitado, próximo ao Cemitério da Água Verde: Bar Último Trago...

O sumiço das botinas

O advogado Vitorino Paese conta a história, fruto de uma de suas rotineiras viagens de ônibus ao Norte do estado para visitar parentes. Numa das paradas noturnas obrigatórias para o embarque e desembarque de passageiros, subiu e sentou-se atrás de sua poltrona um colonão, daqueles com toda a aparência de, apressado, ter saído da roça direto para a rodoviária.

Lá pelas tantas da viagem, um mau cheiro insuportável começou a ser sentido. Um odor tão forte que nem mesmo abrir a janela resolveu. A origem do problema estava nos pés do agricultor, que, para ficar mais acomodado, resolveu tirar as botinas para dormir o restante da viagem, não se importando com o "chulé" que se espalhava pelo ambiente.

A certa altura do percurso, o trepidar do ônibus fez com que as botas deslizassem para debaixo do assento de Vitorino, que não teve dúvidas: com todo o cuidado para não acordar seu dono, pegou a causa do fedor e jogou pela janela. Problema resolvido, a viagem continuou, então, com um ar mais respirável.

No fim do percurso, o abacaxi ficou mesmo para a empresa descascar, uma vez que um enfurecido e descalço agricultor cobrava explicações pelo sumiço do seu calçado.

Me pegaram na marra

Conta Luiz Fanchin Jr.:

"Recentemente fiz um tratamento dentário e coloquei uma prótese móvel. Não satisfeito, reclamei com o dentista, dr. Carlos Hamamoto, com consultório bem em frente ao Banco do Paraná. Na primeira visita, me convenceu a fazer um exame prévio para ver a condição dos ossos da boca. Marcou uma segunda visita para avaliação. Lá chegando, estranhei: lá estava o dr. Otto Brasil, professor especialista em ortodontia. O dr. Carlos convidou-me a sentar na cadeira. Pensei que era apenas uma avaliação quando a enfermeira me cobriu com uma espécie de lençol com um buraco na altura da boca. O dr. Otto, com um papo gentil, me pediu para abrir a boca e simplesmente aplicou uma anestesia local; foi então que me convenci de que fui pego na marra. Aí, como diz aquela ministra, aproveite e vá em frente..."

Correção

O leitor Éd Augusto Braga avisa que a cidade de Corumbá, mencionada na coluna de 22 de março, pertence ao estado do Mato Grosso do Sul.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]