• Carregando...

Receita

Macarrão à puttanesca

Esta é a receita predileta do dr. Marcos Rainer Gunther, clínico-geral e pneumologista do Hospital Cardiológico Costantini.

Ingredientes para 4 porções: 320 g de massa macheroni, penne ou rigatoni; 20 ml de azeite; quatro dentes de alho cortados em lâminas finas; pimenta malagueta seca picada a gosto; 200 g de molho de tomate; uma colher (chá) de orégano; 100 g de azeitonas pretas sem caroço; sal a gosto; salsinha a gosto; 50 mg de queijo pecorino romano.

Como preparar: cozinhe a massa em caldeirão com bastante água e sal até ficar al dente. Enquanto isso, leve uma panela com o azeite ao fogo e junte o alho e a pimenta. Refogue até dourar o alho e, em seguida, acrescente o molho de tomate, o orégano e as azeitonas. Quando a massa estiver pronta, despeje-a na panela, salteando bem, para finalizar o cozimento. Retire do fogo e sirva em seguida, salpicando com o queijo, a salsinha e o pecorino ralado.

Em meados do século passado, o então vestibulando e hoje arquiteto Levi Gomes Mendonça aportou na Cidade Sorriso vindo de Floripa, cheio de recomendações para se cuidar diante dos perigos da cidade grande. Naquela época, a Avenida Mariano Torres não tinha pavimentação e um rio passava no meio, dividindo a rua em duas pistas, e a sua travessia era feita através de pontilhões. Após uma tempestade de verão, o rio transbordou, enchendo as ruas adjacentes e obrigando os pedestres que por ali circulavam a dobrar suas calças até a altura dos joelhos. Enquanto atravessava o pontilhão, o Levi deparou-se com uma jovem cheia de pacotes e sacolas nas mãos, e lhe ofereceu ajuda. Ao saírem da zona alagada, a moça agradeceu muito a ajuda recebida, pegou as sacolas e complementou: "Agora você pode me ajudar a baixar minhas calças?" Lembrando-se das recomendações recebidas, o jovem catarina empalideceu e ia "se mandar", quando ela mesma desfez o mal-entendido – desdobrando a calça que estava na altura do joelho.

O cartaz do Canarinho

Num domingo, bem cedo, o Gilberto Fontoura pisou fundo no Passat e tocou rumo a Ponta Grossa. Queria chegar a tempo de ver os filhos Jacqueline e Julio César em provas de natação com a equipe do Clube do Golfinho. Na curva, acelerou e ultrapassou em faixa amarela; logo adiante, o guarda acenava já com talão de multas e cara péssima. Pediu "a carteira, por favor". A Isolete ficou na bronca, mas o Gilberto puxou uma capanga e começou o "carteiraço": radialista, jornalista, assessor de imprensa, cronista esportivo, apresentador do Canal 12... deixando a de motorista por último.

O guarda, impassível, até que perguntou: "Fontoura, o que você é do Canarinho?" "Ah, o Canarinho é meu irmão, meu irmão sim..."

"Então eu vou liberar. Olha, se manda. O Canarinho é meu amigão, o senhor tira logo esse carro daqui." E passou um pito no Gilberto: "Muito bonito, um jornalista, hein?"

O Canário (Ubaldino Junior) estudava em Ponta Grossa e ficou amigo dos guardas rodoviários. Não fosse o cartaz que ele tinha, o Gilberto ficava no meio da estrada com uma baita multa!

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]