• Carregando...

Receita

Ensopado de patinho

• É o prato preferido da amiga Noimar.

• Porção para duas pessoas: 600 gramas de patinho bovino cortado em cubos pequenos; 100 gramas de bacon magro; uma cebola moída e meia cabeça de alho picadinho; uma pimenta vermelha sem sementes picadinha; e um pouco de sal.

• Numa panela de pressão, doure bem a carne. Depois coloque o bacon e, em seguida, o alho e a cebola. Cubra com água fervente, tampe a panela e cozinhe por 45 minutos.

Conta Luiz Fanchin Jr.: "Por volta de 1930, residia em Colombo um italiano de nome Giuseppe Tozin. Era irmão da minha nonna Mira, ou, como diziam os piraienses, a Vó Diomira. Ele era o mais letrado da colônia, viera da Itália com os imigrantes que desceram em Antonina e subiram a serra vindo parar na então Vila de Colombo, redondezas de Curitiba, que ainda era conhecida como Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Muitos tinham deixado parentes na Itália e sempre tentavam manter contato com os familiares enviando cartas. Como a maioria não sabia escrever, pediam ao zio Beppi (tio José) para passar no papel o que pretendiam informar aos parentes distantes. Uma vez, o tio Beppi pegou uma folha de papel, molhou a caneta no tinteiro (naquele tempo não tinha Bic) e indagou: 'O que você quer que eu escreva?'

'Escreva aí: Vou comprar um grande terreno, onde vou fazer uma grande plantação de uva, de onde vou fazer muito vinho do bom para bebermos e vender e ter um grande lucro', respondeu o sujeito.

O Beppi simplesmente amassou o papel, jogou no lixo, largou a caneta e disse: 'Primeiro compre o terreno, depois talvez eu faça a carta para você'.

Essa história, apesar de ser verdadeira e ter acontecido há muitos anos, se repete a cada dia, principalmente com os políticos que em véspera de eleição prometem fazer isso, aquilo e aquilo mais. Passadas as eleições, nem se lembram mais do que haviam prometido."

Ivan Xavier, Viana e o quiabo

Moacir Viana, ex-ponteiro-direito do Atlético do tempo do "Furacão", e o Jorge Natividade, o Jorginho (o iratiense), que era ponta-esquerda, resolveram tomar um aperitivo na casa do amigo Ivan Xavier Viana. Chegaram, foram entrando e já reclamando por um uisquinho. Ivan só tinha rótulo preto. Mandaram abrir, tomaram uns e outros e reclamaram: "Não tem nada para beliscar?"

Ivan tinha preparado uma panelona de quiabo e serviu aos amigos. Tomaram o litro e comeram todo o quiabo. Depois de horas, se mandaram. Tarde da noite, Ivan recebeu um recado: o Viana tinha tido um enfarte e feito cinco pontes de safena. Já fora da UTI, Viana recebeu a visita do Ivan e reclamou: "Que quiabo ruizinho, hein Ivan!"

Jacir "não" trabalha

Nos bons idos dos anos 80, o professor Jacir Venturi lecionava Matemática de manhã, de tarde e de noite, em diversos locais. Um dia, ficou indignado com a pergunta de um aluno: "E daí, professor, você só dá aula, não trabalha?"

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]