• Carregando...
Fotografia do pedestal já sem a escultura de Júlia Wanderley |
Fotografia do pedestal já sem a escultura de Júlia Wanderley| Foto:

Até que enfim

Não se pode deixar de elogiar a Secretaria de Educação do Paraná pela louvável atitude de retirar a escultura da cabeça da professora Júlia Wanderley da frente do colégio que leva o seu nome, situado na Avenida Vicente Machado. (foto à direita)

Se vai ser recuperada a arte não conseguimos tal informação. Porém, a bem da compostura retirou-se a imagem vilipendiada da ilustre mestra, coisa que anteriormente não foi dado o devido valor. Parabéns ao ilustre secretário: é nas coisas que devem ser respeitadas que se mostra o valor das intenções.

  • Avenida Luiz Xavier e Rua XV em pleno século 21
  • O mesmo local em 1910
  • Avenida Luiz Xavier e Praça Osório em 2009...
  • ... e como era em 1939
  • Rua Barão do Rio Branco em 1971
  • Pouco mais de duas décadas anteriores, em 1948

Estamos correndo o mês de março quando, no próximo dia 29, é festejada a primeira eleição dos vereadores da cidade, em 1693, data que se convencionou como sendo da fundação de Curitiba. Por sinal, efeméride muito controvertida haja vista que existem outros apontamentos que contestam a escolha. Mas como festa é festa, vamos olvidar temporariamente e entrar no clima.

Nesta época, todos os anos, os colégios de Curitiba se dedicam a cultuar a memória histórica da cidade. Muitos deles fazem exposições dos trabalhos dos alunos calcados em imagens e fotos antigas de lugares tradicionais da urbe. Em tais mostras, muitas vezes são usados recortes da Nostalgia, como ocorreu em outras vezes, tomando como exemplo o Colégio Papa João XXIII, no bairro do Portão.

Colaborando com as instituições educacionais, este espaço da Gazeta do Povo se dedicará em publicar fotografias comparativas dos mesmos locais, mostrando as diferenças dos ambientes urbanos no contexto e no crescimento urbano de Curitiba. Tais publicações sairão nos domingos dia 13 (hoje), 20 e 27, que é a antevéspera do dia aprazado aos festejos.

Nada como antigas imagens para lembrar, ou saber como era a nossa capital antigamente. Aqui na Nostalgia as fotografias antigas dão sabor às histórias contadas pelos nossos antepassados, reforçando a memória e a reverência por tudo de bom que já foi feito em favor do curitibano. Prin­­­cipalmente para aqueles que têm certeza que vivem na melhor cidade do mundo, apesar de alguns defeitos inerentes que o crescimento rápido acarreta.

Hoje apresentamos algumas fotos, de épocas diferentes, da Avenida Luiz Xavier e da Rua Barão do Rio Branco. O comparativo ajuda a imaginar como poderiam ser épocas anteriores à existência da fotografia. Que cada um use a imaginação e bom proveito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]