
A Nostalgia em números passados abordou a história da Praça Zacarias onde foi instalado o chafariz do engenheiro Antônio Rebouças em 1871, sendo que o líquido que jorrava de suas torneiras vinha desde o Campo do Olho dÁgua. Hoje o local é ocupado pela Praça Rui Barbosa.
O descampado era considerado longe do centro da cidade e por esta razão foi ali construído o Depósito de Material Bélico do Exército no ano de 1874. Esta construção perdurou por mais de 50 anos tendo abrigado os quartéis do 3.o e do 6.o Regimento de Artilharia e posteriormente o 15.o Batalhão de Caçadores, sendo demolido no início da década de 1930 para dar lugar a nova caserna do 15.o BC e posteriormente sendo ocupado por companhias de serviços ao Quartel-General. Demolido na década de 1970 transformou-se primeiramente em estacionamento e hoje abriga um mercadão popular.
A ocupação do entorno da praça foi ocorrendo lentamente através dos anos. O campo foi rebatizado conforme aconteciam os surgimentos de novas ocupações. Com a morte do Dr. Murici quando ainda não estava pronto o edifício da Santa Casa denominaram o espaço com o nome do ilustre médico: Largo Dr. Murici. Com o tempo passando e o hospital funcionando, o campo foi rebatizado, sendo então o Largo da Misericórdia.
O espaço ocupado pela futura Praça Rui Barbosa era um vertedouro de águas, possuindo inclusive uma lagoa onde hoje se encontra a Igreja do Bom Jesus, além da fonte que era usada para servir a população no chafariz da Praça Zacarias. Conhecido foi o poço existente no Quartel do 6.o RA, que tinha fama de aquentar as mais rudes secas fornecendo água abundante. Foi nesse poço que o anspeçada Diniz jogou a sua farda manchada de sangue e o punhal com que matou Maria Bueno.
Em relação à existência de mais unidades militares naquela praça temos a presença do quartel do 2.o Esquadrão de Cavalaria instalado em edificação feita especialmente por volta de 1878. Este edifício abrigaria mais tarde o Orfanato São Luís e parte do Colégio São José. Outra unidade militar foi construída no lado oeste do descampado, o Hospital Militar, onde, nas primeiras décadas do século 20 se instalou o Colégio Iguaçu. Com a queda do imperador em 1889, o local passou a ser conhecido como Praça da República. Mesmo assim não passava de um enorme campo, onde os quartéis promoviam suas manobras.
A Nostalgia deste domingo é ilustrada pelas seguintes fotos: Vista da Praça Rui Barbosa tirada do alto do Edifício Garcez em 1941. Aparecem em destaque o Quartel do 15.o BC, a Santa Casa e a Igreja do Bom Jesus. Na segunda imagem vemos o Quartel do 6.o de Artilharia, cuja construção, feita em 1874, era destinada a ser depósito de materiais bélicos. Na terceira foto, o mesmo quartel, só que já ocupado pelo 15.0 BC, sendo assediado por populares voluntários para tomarem parte na Revolução de 1930.
A quarta fotografia, feita em novembro de 1905, apresenta um desfile da tropa do Exército pelo descampado da Praça da República. Ao fundo vemos o lado oeste do largo onde se destaca o sobrado onde funcionava o Hospital Militar. Na quinta imagem temos a Igreja do Bom Jesus, poucos anos depois de ser construída, em foto de 1915.











