• Carregando...
Carroções coloniais na Serra da Esperança, em Guarapuava. Foto de 22 de outubro de 1937 | Arquivo CD
Carroções coloniais na Serra da Esperança, em Guarapuava. Foto de 22 de outubro de 1937| Foto: Arquivo CD
  • Piá curitibano pendurado na rabeira de um bonde na Praça Tiradentes, na década de 1940. É uma imagem para a história
  • Avenida República Argentina em 1952, pronta para ser asfaltada, e o fim dos bondes. Agora deverá ter outra grande mexida se, por acaso, ali se instalar o decantado metrô
  • O Corpo de Bombeiros está comemorando o seu centenário neste ano. Foto do desfile da corporação na Avenida, em 21 de abril de 1946
  • Plateia no Teatro Alcides Munhoz do Clube Curitibano, por ocasião da palestra daNostalgiano dia 16 de abril último

Na segunda-feira passada, dia 16, atendendo ao convite gentil de Joaquim Miró e Luiz Odilon Merlin, respectivamente presidente e diretor cultural do Clube Curitibano, para realizar palestra com projeção de imagens históricas de Curitiba e do Paraná. Posso garantir que fiquei extremamente jubiloso com a receptividade que tive, tanto da diretoria do Curitibano como do auditório participante.

O material apresentado, em imagens, foi calcado sobre fotografias históricas publicadas nesta página da Nostalgia, que neste ano completa 23 anos de publicações ininterruptas, todos os domingos, aqui na Gazeta do Povo. A programação seria para em torno de uma hora de apresentação de imagens devidamente comentadas. Entretanto, sem cronometrar, destaquei 163 fotos a serem expostas. Muito bem, após uma hora e trinta minutos já haviam sido apresentadas 98 imagens, todas explicadas da melhor maneira possível. Foi aí...

... Foi aí que o dinossauro aqui percebeu que não é de ferro. Em pé, falando sem parar – do alto do metro e oitenta e seis, dos 110 quilos acumulados nos 76 de idade –, sentiu que ia ter um troço: suor frio, pressão baixa, atendimento rápido, Eco Salva. De pé outra vez, lampeiro, conversando com o público mais simpático que jamais vi, durante o coquetel oferecido pelo Clube. Foi mais uma experiência de vida, apesar do susto dos familiares presentes.

Junto com o entusiasmo dos presentes estava o otimismo do presidente Miró e do Odilon Merlin. Esse último deseja programar uma segunda apresentação das histórias e imagens da Nostalgia, ao que concordo desde que me organize e controle o tempo de apresentação, incluindo aí a parte deixada de apresentar.

Homenagem justa

Felipe Roberto Diapp é homenageado pelo governo, In Memoriam

Estou incluindo hoje, nesta página memorialista, a figura de um grande amigo, falecido em 2010 e que agora foi homenageado pelo governo do Paraná, muito justamente por ter sido um batalhador em prol do meio ambiente do Paraná, com a criação de 15 viveiros de mudas florestais em todo o estado. Trata-se do engenheiro-agrônomo Felipe Roberto Diapp, que, em sua homenagem, foi proposta a lei pelo deputado Hermas Junior e homologada pelo governador denominando Viveiro Florestal Felipe Roberto Diapp ao canteiro de mudas da regional de Curitiba, no Guatupê.

Felipe Diapp, além de ser um batalhador pelo meio ambiente, participou da recuperação da histórica fortaleza da Ilha do Mel. Esta é uma homenagem digna para quem lutou pela recuperação e pelo desenvolvimento florestal do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]