• Carregando...
Praça Rui Barbosa em construção, em 1955 |
Praça Rui Barbosa em construção, em 1955| Foto:
  • Vista aérea, 1934
  • Juramento à Bandeira, em 1921
  • Formatura militar, em 1909
  • Santa Casa e Quartel do 15.° BC, em 1935
  • Santa Casa, em 1948

A Nostalgia chega a mais uma importante praça de Curitiba, a Rui Barbosa. Isto depois de visitar a Tiradentes e a Zacarias. Na Praça Tiradentes foi aproveitado o momento em que era descoberto o estranho caminho de pedras para contar um pouco da história daquele logradouro. Aliás sobre a tal carreira de pedras pessoalmente cheguei à conclusão que não era um caminho, mas sim uma sarjeta para drenar as águas das chuvas para que as mesmas não erodissem o terreno. O que reforça esta hipótese era a falta de bueiros e canalização para as águas pluviais.

Na Praça Zacarias foi omitida a presença da casa do coronel "Quinco" Cabral, assim como o edifício que leva o nome de "João Alfredo". Com a colaboração do ilustre leitor Nelson Fanaya, com prazer será completado o circuito pela Zacarias.

Hoje está sendo feito um breve preâmbulo sobre a Rui Barbosa, que, a partir deste número da Nostalgia, será visitada nos próximos domingos. Em 1955, quando Ney Braga era prefeito, foi a Praça Rui Barbosa urbanizada, tornando-se um espaço com vários pontos para uso de transportes coletivos, incluindo ainda a construção do Teatro de Bolso. Até aquela data não passava de um descampado usado pelos mais variados eventos.

Ambiente propício para manobras militares do quartel ali existente desde o século 19. Em seu entorno construções históricas como a Santa Casa e a Igreja e o Colégio Bom Jesus. O Asilo São Luiz para órfãos e crianças abandonadas e o Colégio São José. Todos cercaram por muitos anos o descampado, que abrigou itinerantes circos famosos, exposições e feiras, parques de diversões e conclaves religiosos. Tudo que precisasse de grande espaço tinha ali a sua comodidade e, diga-se, bem central.

O espaço ocupado pela Rui Barbosa foi conhecido pelos habitantes de Curitiba por vários nomes como: Largo do Olho d’Água, Largo da Misericórdia, Praça da República e outros mais. Serão apresentadas fotografias feitas a partir de 1883 e gravadas pelos mais diversos fotógrafos que aqui trabalharam. Hoje estamos apresentando uma coletânea variada de fotos. Temos a maior delas mostrando a urbanização da praça em junho de 1955. Em uma vista aérea não muito nítida, feita em 1934, aparece a praça ocupada com uma das muitas exposições ali realizadas.

Vemos ainda uma formatura em frente à caserna, então quartel do 6º Regimento de Artilharia no dia 15 de novembro de 1909. Temos também outra solenidade militar: o Juramento à Bandeira realizado no dia 12 de outubro de 1921. Vemos ainda o prédio da Santa Casa tendo ao fundo o quartel do 15º Batalhão de Caçadores em 1935 e, mais, os jardins e o prédio da Santa Casa em 1948.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]