• Carregando...
A partir de amanhã, um desses dois casais será o ocupante oficial do Palácio Iguaçu – por ora das Araucárias – pelos próximos quatro anos,  a contar de 1º de janeiro de 2011: Beto e Fernanda Richa ou Osmar e Maria Tereza Dias.  A conferir nas próximas horas | Fotos Arquivo/Mauro Campos
A partir de amanhã, um desses dois casais será o ocupante oficial do Palácio Iguaçu – por ora das Araucárias – pelos próximos quatro anos, a contar de 1º de janeiro de 2011: Beto e Fernanda Richa ou Osmar e Maria Tereza Dias. A conferir nas próximas horas| Foto: Fotos Arquivo/Mauro Campos
  • O presidente da Lacoste Brasil, Ricardo Palmari (à esq.) com o casal Bibba Pacheco e Mariano Lemanski (ao centro) e Flávia Pacheco, na festa itinerante Héritage realizada na noite de quinta-feira no Museu Oscar Niemeyer

Por motivos diversos, as eleições de hoje vão entrar para a História do Brasil – tanto para presidente quanto para o governo do Paraná e ao Senado. Se Dilma Rousseff vencer, pode ser a primeira mulher a governar o país, eleita com o respaldo do governo mais popular da história politica recente. Se, por um acidente da Mãe natureza, a escolhida for sua maior defensora, Marina Silva, o (e)feito será igual. O mesmo vale para Gleisi Hoffmann, que, a se confirmarem os prognósticos, será a primeira senadora eleita no estado. A História aguarda 2

Mas também é forte candidato a entrar para a história o desbragado uso da máquina pública por parte de um governo administrado por um partido que, quando oposição, sempre condenou esse método nos adversários e não se furtava em denunciá-lo com estardalhaço na mídia, naqueles tempos nunca acusada por seus próceres de tendenciosa e partidária.

A História aguarda 3

Nos estados, e particularmente no Paraná, também há ingredientes de sobra para que a eleição do próximo governador entre para a história política das Araucárias. Se der o tucano Beto Richa, será a primeira vez que um filho de ex-governador chegará ao comando do Executivo estadual. Se der o pedetista Osmar Dias, será também fato inédito um irmão ocupar a mesma cadeira já ocupada por outro irmão.

A História aguarda 4

Mas há outros motivos para conduzir tanto um quanto outro para os anais políticos do estado em caso de vitória. Em futuras disputas, Richa não mais poderá censurar um adversário se este achar por bem impugnar pesquisas eleitorais alegando imprecisões metodológicas dos institutos de opinião pública. Osmar terá sido eleito com o apoio fraterno do mais ferrenho crítico do governo que o apoia ostensivamente, o senador Alvaro Dias, forçado a engajar-se na campanha do irmão graças a um empurrão dado por Richa, seu próprio correligionário.

A História aguarda 5

Novamente se o eleito for Beto Richa, será a primeira vez que um prefeito da capital terá renunciado ao cargo pouco mais de 12 meses após uma reeleição consagradora para disputar e ganhar outro, maior. Se as urnas derem a vitória a Osmar Dias, ficará a lição para Richa e todos aqueles que tentarem repetir a tresloucada estratégia do tucano.

Ainda em caso de vitória do pedetista, será a primeira vez na História Política do Paraná que um governador administrará o estado tendo como aliado um ex-adversário e desafeto (Requião, há quatro anos) e como adversário e desafeto um ex-aliado (Richa, há dois anos).

Senhor...

Dos três verbos que formam o título do filme Comer, Rezar, Amar, estrelado por Julia Roberts e que estreou na sexta-feira, o que os candidatos Beto Richa e Osmar Dias mais tem conjugado é o do meio. Depois de amanhã, terão mais tempo para conjugar o primeiro e o terceiro.

Chamados ao Fórum

Michael Porter, professor da Escola de Negócios da Universidade de Harvard e maior autoridade em estratégia competitiva; John Plomitsakos, diretor de Operações On-line do Google da América Latina; e Anco Saraiva, diretor de Marketing da TV Globo, são alguns dos palestrantes confirmados para a edição 2010 do Fórum de Marketing e Negócios do Paraná da Universidade Positivo. O evento, que ocorre nos dias 8 e 9 de novembro, terá também um Festival de Criatividade, com debates e workshops. As inscrições já estão abertas.

Entre os grandes

O Paraná está tendo uma importante participação no Festival do Rio 2010,considerado um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil, que termina na próxima quinta-feira. Nesta segunda-feira pós eleição, haverá a estreia nacional do longa-metragem Curitiba Zero Grau, de Elói Pires Ferreira, um dos destaques da mostra Novos Rumos. A sessão será no tradicional Cine Odeon, espaço nobre do evento. Nesta semana, o cineasta curitibano Marcos Jorge, diretor do premiado Estômago, foi um dos convidados do seminário sobre Cinema e Mercado, ao lado de Fernando Meirelles e Bruno Barreto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]