• Carregando...
 |
| Foto:

Não são apenas as ostras do Paraná que passarão por uma depuração para se livrar das impurezas. A exemplo do delicioso molusco, os "tucanos" do estado também devem passar pelo mesmo processo, politicamente falando. A pendenga entre o governador Roberto Requião e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, vai exigir uma depuração no PSDB, dividido entre requianistas e richistas desde a última eleição.

***

Requião chama seus aliados no partido, entre eles, o ex-presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão, de "tucanos-do-bico-vermelho", em alusão à ave-símbolo da sigla.

Tucano atravessado 1

Pessoas próximas a Beto Richa garantem que Requião não o perdoa pelo fato de o prefeito ter lhe procurado, durante a última campanha eleitoral, na residência oficial do Canguiri, para comunicá-lo de que, além de não apoiar sua candidatura à reeleição, pediria votos para Osmar Dias no segundo turno. Tudo o que Requião queria era o apoio de Beto ou, pelo menos, sua neutralidade absoluta para abortar o visível crescimento do pedetista.

Tucano atravessado 2

Na visita que fez a Requião antes do segundo turno, o prefeito justificou que não poderia atender ao pedido de apoio com o seguinte argumento: na campanha para a prefeitura de Curitiba, em 2004, o governador tinha como candidato o petista Ângelo Vanhoni, afinal derrotado por Beto. Por outro lado, naquela mesma eleição, o senador Osmar Dias havia subido no palanque de Beto e que, portanto, não seria justo negar-lhe o pretendido apoio ao governo.

***

Requião teria aceitado os argumentos do prefeito. Mas, pelo visto, nunca os engoliu de fato.

Mr. Gates vem aí

Bill Gates, dono da poderosa Microsoft, poderá fazer uma escala em Curitiba em sua próxima visita ao Brasil. Como se sabe, ele lidera o consórcio de empresas que acaba de adquirir, por 3,4 bilhões de dólares, a rede de hotéis de luxo canadense Four Seasons.

Tô nem aí

Sexta-feira, 7h30 da manhã. O novo secretário de Obras Públicas do estado, Marcelo Almeida, tomava café, sozinho, na badalada panificadora Prestinaria, no Bigorrilho. Todo largadão, vestia camiseta, shorts com elástico laceado e chinelão de dedo. Tipo acordei-agora-não-tô-nem-aí total.

Vade retro

Os moradores de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, não falam em outra coisa ultimamente. A cidade, berço da neoglobal Grazielli Massafera, deverá receber um presídio estadual até o final do ano, com capacidade para cerca de 800 presos. A população da pacata cidade – administrada pela jovem e bela petista Tina Tonetti – não quer saber do "investimento" de jeito nenhum. O cadeião, dizem, já tem até local definido: a antiga fazenda Santana, na estrada que leva à paulista Ourinhos.

***

Em compensação, os jacarezinhenses vão receber, em breve, sua ilustre conterrânea. Grazzi anunciou que pretende visitar a família assim que voltar da Disney, para onde embarca após o final das gravações de Páginas da Vida.

Praça de guerra

Aliás, a coluna constatou in loco, nos últimos dias, a situação deplorável da cidade. A maioria das ruas está completamente esburacada e quase intransitável. Os motoristas têm de andar em zigue zague. A praça Rui Barbosa, a principal da cidade, está em ruínas, com vários bancos quebrados e o chafariz destroçado. O outrora majestoso Hotel Municipal, que no passado hospedou diversas personalidades que por lá passaram, se parece com um daqueles edifícios decadentes do Malecón, a famosa avenida beira-mar de Havana, a capital cubana.

Boa nova

O Hospital de Clínicas do Paraná é uma das 12 instituições brasileiras escolhidas para receber recursos do programa "Um Beijo pela Vida", promovido pela Avon. Ano passado, a campanha arrecadou 3,3 milhões de reais. A verba é destinada a projetos de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. No caso do HC, o que se pretende é ajudar os municípios da região metropolitana de Curitiba a reduzir o intervalo entre o atendimento e o tratamento das mulheres e criar uma unidade especializada em mama dentro do hospital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]