Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reinaldo Bessa

Lerner, o Urbarão 1

Jaime Lerner no momento em que recebeu a Comenda Barão do Serro Azul das mãos do prefeito Gustavo Fruet e do governador Beto Richa, sob os aplausos do presidente da ACP, Edson José Ramon | Felipe Rosa
Jaime Lerner no momento em que recebeu a Comenda Barão do Serro Azul das mãos do prefeito Gustavo Fruet e do governador Beto Richa, sob os aplausos do presidente da ACP, Edson José Ramon (Foto: Felipe Rosa)
O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet (à dir.), com Edson Ramon e o coordenador do Conselho Político da ACP, Glaucio Geara |

1 de 2

O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet (à dir.), com Edson Ramon e o coordenador do Conselho Político da ACP, Glaucio Geara

Após participar da homenagem a Lerner, Gustavo Fruet foi comemorar os 37 anos da primeira-dama Márcia Fruet na Forneria Copacabana |

2 de 2

Após participar da homenagem a Lerner, Gustavo Fruet foi comemorar os 37 anos da primeira-dama Márcia Fruet na Forneria Copacabana

No concorrida solenidade em que recebeu a Comenda Barão do Serro Azul da Associação Comercial do Paraná, na noite de segunda-feira no Clube Curitibano, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner fez um discurso carregado de emoção e com alguns recados políticos. Lembrou que foi numa de suas administrações como prefeito da capital, nos anos 1980, que se restaurou a já então centenária residência do Barão, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, para instalar ali o Centro Cultural Solar do Barão.

O ponto alto do evento foi o vídeo sobre a vida e a obra do homenageado. O material foi preparado pelo produtor Carlos Deiró, amigo de Lerner, que o acompanha há 25 anos.

Lerner, o Urbarão 2

Lembrou da infância e do primeiro trabalho, "no comércio", na loja dos pais, imigrantes europeus que chegaram ao Brasil em 1932. "Ali, ouvi pela primeira vez sobre a saga de uma gente que plantava café e colhia cidades no Norte do Paraná", disse para contar como surgiu nele a vocação para o urbanismo.

Lerner, o Urbarão 3

Mais adiante afirmou: "Vejo com preocupação, que em nosso país instalou-se uma síndrome da desconfiança. [...] Cada instância tem os seus xerifes, onde a mediocridade preguiçosa combate a criatividade de quem tem iniciativa. [...] Em compensação, essa miríade de instâncias aprova com rapidez o desperdício de estádios e obras desnecessárias".

Nesse ponto, Lerner acrescentou um improviso ao discurso: "Quero dizer que o Atlético não está neste quadro", disse sorrindo, sob aplausos.

Lerner, o Urbarão 4

No final, fez um pouco de poesia. "Chego a uma idade onde espero que comece a minha puberdade. Sou muito novo pra ficar velho. Afinal, quem cria nasce todo dia". A propósito, Lerner completa 76 anos no próximo dia 17.

Discípulos aplicados

Em seu discurso, o prefeito Gustavo Fruet lembrou, com emoção, que Lerner derrotou seu pai, Maurício, na famosa eleição dos 12 dias em 1988. Também afirmou que o homenageado estabeleceu diversos padrões para os prefeitos que o sucederam. Último a falar, o governador Beto Richa afirmou que se inspirou em Lerner quando assumiu a prefeitura de Curitiba e chamou-o de gestor invejável.

Pobre e nobre

Será na próxima segunda-feira a inauguração oficial do badalado restaurante Pobre Juan, no Pátio Batel. Especializada em carnes argentinas, a casa tem projeto arquitetônico de Washington Fiúza. Amanhã, haverá um jantar degustação para um exclusivo grupo de convidados do proprietário Leonardo Barbosa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.