• Carregando...
Jaime Lerner no momento em que recebeu a Comenda Barão do Serro Azul das mãos do prefeito Gustavo Fruet e do governador Beto Richa, sob os aplausos do presidente da ACP, Edson José Ramon | Felipe Rosa
Jaime Lerner no momento em que recebeu a Comenda Barão do Serro Azul das mãos do prefeito Gustavo Fruet e do governador Beto Richa, sob os aplausos do presidente da ACP, Edson José Ramon| Foto: Felipe Rosa

Zapeando

• A boutique da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas realiza hoje o desfile "Chic é ser Solidário", às 16 h, no hall do HC, com peças doadas pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá.

• A Artefacto Curitiba promove hoje, às 19 h, a avant-première de suas novas vitrines, com lançamento do empreendimento Yachthouse Residence Club Balneário Camboriú.

• O Instituto Golfesperança realiza a segunda edição do jantar beneficente, a partir das 20 h, no Graciosa Country Club, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

  • O presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet (à dir.), com Edson Ramon e o coordenador do Conselho Político da ACP, Glaucio Geara
  • Após participar da homenagem a Lerner, Gustavo Fruet foi comemorar os 37 anos da primeira-dama Márcia Fruet na Forneria Copacabana

No concorrida solenidade em que recebeu a Comenda Barão do Serro Azul da Associação Comercial do Paraná, na noite de segunda-feira no Clube Curitibano, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner fez um discurso carregado de emoção e com alguns recados políticos. Lembrou que foi numa de suas administrações como prefeito da capital, nos anos 1980, que se restaurou a já então centenária residência do Barão, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, para instalar ali o Centro Cultural Solar do Barão.

O ponto alto do evento foi o vídeo sobre a vida e a obra do homenageado. O material foi preparado pelo produtor Carlos Deiró, amigo de Lerner, que o acompanha há 25 anos.

Lerner, o Urbarão 2

Lembrou da infância e do primeiro trabalho, "no comércio", na loja dos pais, imigrantes europeus que chegaram ao Brasil em 1932. "Ali, ouvi pela primeira vez sobre a saga de uma gente que plantava café e colhia cidades no Norte do Paraná", disse para contar como surgiu nele a vocação para o urbanismo.

Lerner, o Urbarão 3

Mais adiante afirmou: "Vejo com preocupação, que em nosso país instalou-se uma síndrome da desconfiança. [...] Cada instância tem os seus xerifes, onde a mediocridade preguiçosa combate a criatividade de quem tem iniciativa. [...] Em compensação, essa miríade de instâncias aprova com rapidez o desperdício de estádios e obras desnecessárias".

Nesse ponto, Lerner acrescentou um improviso ao discurso: "Quero dizer que o Atlético não está neste quadro", disse sorrindo, sob aplausos.

Lerner, o Urbarão 4

No final, fez um pouco de poesia. "Chego a uma idade onde espero que comece a minha puberdade. Sou muito novo pra ficar velho. Afinal, quem cria nasce todo dia". A propósito, Lerner completa 76 anos no próximo dia 17.

Discípulos aplicados

Em seu discurso, o prefeito Gustavo Fruet lembrou, com emoção, que Lerner derrotou seu pai, Maurício, na famosa eleição dos 12 dias em 1988. Também afirmou que o homenageado estabeleceu diversos padrões para os prefeitos que o sucederam. Último a falar, o governador Beto Richa afirmou que se inspirou em Lerner quando assumiu a prefeitura de Curitiba e chamou-o de gestor invejável.

Pobre e nobre

Será na próxima segunda-feira a inauguração oficial do badalado restaurante Pobre Juan, no Pátio Batel. Especializada em carnes argentinas, a casa tem projeto arquitetônico de Washington Fiúza. Amanhã, haverá um jantar degustação para um exclusivo grupo de convidados do proprietário Leonardo Barbosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]