• Carregando...

      A convite da Associação Norte-Americana de Doenças da Mama, o cirurgião oncologista Cícero Urban estará dia 27 de abril em Nova York, ministrando curso de sua especialidade, ao lado de outros especialistas internacionais. "Se não fosse isso, diz à coluna, e estaria naquela data em Roma, com Linei, na canonização de João Paulo ll". /// Mas quem já agendou tudo, para 27 de abril em Roma, é o casal Belmiro e Elizabeth Castor. O motivo: canonização de João Paulo ll pelo papa Francisco. Belmiro é um devoto de Wojtyla. Deu, por exemplo, o nome de João Paulo ll a sua fantástica obra educacional, o Centro de Educação, que, com apoio de empresários e colaboradores individuais, oferta ensino grátis, de qualidade, para filhos de uma população carente da região de Laranjeiras, Piraquara. "É uma escola em que poderíamos matricular nossos filhos e netos", explica Castor. /// O premiado cineasta Estevan Silveira está na fase de pré-produção do curta-metragem em 16 mm Lulu, A Louca, inspirado num conto homônimo de Dalton Trevisan. No elenco, o lendário estilista Ney Souza, Marino Jr., João Luiz Fiani e a veterana atriz Linda May. Produtor e diretor, Estevan Silveira é um dos únicos autorizados por Trevisan a filmar seus contos. As filmagens também incluem cenas de Ney Souza no desfile de carnaval deste ano na Escola de Samba Mocidade Azul. /// Um dos pioneiros e referência maior em arte cinética no Brasil, Abraham Palatnik desembarca dia 20 de março em Curitiba para monumental retrospectiva no Museu Oscar Niemeyer. A mostra, que conta com desenhos, pinturas, móveis, aparelhos e objetos cinéticos, totalizando 90 obras, terá como curadores Pieter Tjabbes e Felipe Scovino. Aos 86 anos, Palatnik é dos raros artistas vivos a manter relevância na arte brasileira e internacional.

      Embaixadora canta Bossa Nova /// Homenagem para Alzeli Basseti

      Na sua Fazenda Santa Terezinha em Londrina, Maria Cecília Leão Rosenmann hospedou a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann. Fluente em nossa língua e apaixonada pelo Brasil, a diplomata intermediou a filmagem da novela da Globo "Em Família" com a municipalidade de Viena, palco de locações. Empolgada, contava de uma grande exposição que organiza sobre nossa imperatriz Leopoldina, que era uma Habsburgo, e do concerto na Cidade da Música no Rio de Janeiro com repertório de Strauss, patrocinado pelos cristais Swarovski. De personalidade vibrante, Marianne deu mostras de admiração pelo rico cancioneiro verde-amarelo, cantando sucessos da Bossa Nova para surpresa dos hóspedes da fazenda, que a cobriram de calorosas palmas. /// Uma intelectual bem preparada, como a maioria dos de sua geração que se voltava às letras. Assim é Alzeli Basseti, que receberá dupla homenagem no Dia Internacional da Mulher das Livrarias Curitiba e da BPW Curitiba, dia 7 de março, às 19 h, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. Com graduação em Letras, Alzeli atuou notadamente como tradutora do inglês para o português, preside o Centro de Letras do Paraná, e teve papel importante no governo Lerner, quando, por indicação de Fani, presidiu o organismo estadual encarregado de promover a Condição Feminina. Foi parte do grupo fundador do Instituto Ciência e Fé, ao lado de Euclides Scalco, Aroldo Murá Haygert, Eleidi e Newton Freire-Maia, Belmiro e Elizabeth Castor, Luiz Carlos Martins, entre outros. /// Maria Ignez Simões com amigas passam o Carnaval al mare. A bordo do italiano MSC Preziosa, seguem a rota Ilha Bela, Búzios e Salvador. Na volta, Maria Ignez expõe suas bijuterias na Feira Noivas do Brasil, no Espaço Unimed. /// Nadyesda Almeida e Paulo Bonet escolheram o resort Ponta dos Ganchos, no litoral catarinense, para comemorar o aniversário dele.

      Gratidão: memória do coração

      De personalidade magnífica, com feitos e conquistas que o projetaram nas múltiplas áreas em que atuou e atua, o advogado Fernando Miranda guarda com carinho especial o tempo e as conquistas perpetuadas à frente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, revolução filantrópica que sensibilizou toda a sociedade paranaense, culminando com o inédito título de Cidadão Benemérito da UFPR, que ocupa destaque em sua galeria de honrarias. Sábio e generoso, Fernando Miranda marca com sua memória de reconhecimento os relevantes apoios recebidos, como o de Fani Lerner, fantástica em suas ações humanitárias. Igualmente relevante, a atuação de Fernanda Richa. Entre tantos, relembra o entusiasmo e ações de solidariedade de nomes como o de Lylian Vargas, Eloina Prolik, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, Maria Cecília Rosenmann, Neusa de Mattos Leão, Beatriz Ferroni Ferreira, Lourete Tacla, Regina Kracik Teixeira, Leonida de Azevedo Romanó, Terezinha Parodi, Beatriz Sera, Betty Schwab, a saudosa e incansável Juril Carnasciali, Mara Cordeiro e Nilson Santos, Lenita Izique, Marialva Portes, Ângela Guerra, Julieta Reis, Maria Inês Borges da Silveira, e Maria Elisa Ferraz de Carvalho Paciornik, que vem presidindo a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR com a dinâmica e capacidade que fazem dela uma das mais notáveis mulheres do Paraná.

      REFLEXÃO

      "É melhor a crítica franca do que o amor sem franqueza." (Provérbios 27:5)

      "Devemos prosperar por merecimento, e não por proteção." (Plauto)

      Dê sua opinião

      O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]