• Carregando...
Os músicos Vina Lacerda, Julião Boêmio, André Prodossimo e Denis Mariano integram a Orquestra de Cordas de Curitiba | Diovulgação/FCC
Os músicos Vina Lacerda, Julião Boêmio, André Prodossimo e Denis Mariano integram a Orquestra de Cordas de Curitiba| Foto: Diovulgação/FCC

A vitória do grupo Orient Express, na licitação do hotel das Cataratas, inscreve Foz do Iguaçu no roteiro mundial de turismo de luxo. O grupo liderado pelo megaempresário Sherwood, marinheiro britânico que fez fortuna após inventar os contêineres, especializou-se em resgatar "old fashioned" hotéis. Entre eles, os lendários Cipriani de Veneza e Copacabana Palace, do Rio. Sherwood também opera os trens de luxo Orient Express, em duas linhas: Londres–Istambul, via Veneza, e Bangcoc–Miamar, via Changmai. O investimento de R$ 25,2 milhões vai recuperar também a decoração original feita por Júlio Senna, para a visita às Cataratas de Eleonor Roosevelt, lendária primeira-dama dos EUA. Ambientes inspirados nos traços de Debret e na estética da corte imperial de dom Pedro I, as paredes adornadas por aquarelas da exuberante flora brasileira vão harmonizar com a floresta, araras, catinguelês, emas e quatis, nos jardins povoados de borboletas.

Olho mágico

O Vaticano e as Forças Armadas proibiram helicópteros nos deslocamentos do Papa em SP, por questões de segurança. A cobertura jornalística da Globo vai usar poderosa câmera-robô de última geração, instalada no topo de uma picape, pilotada por delegado da PF, inserida no cortejo pontifício. Um estabilizador sob a cápsula de vidro vai evitar trepidações na imagem. Sob as bênçãos do Frei Galvão.

Toyota, o enigma

A presença do prefeito Toninho Wandscheer na comitiva oficial do governo do estado rumo ao Japão sinalizaria o desembarque da Toyota na Fazenda Rio Grande, nos limites de S. José dos Pinhais, onde o campus agronômico da PUC encontra o rio Iguaçu? Toninho vai levar pássaros taxidermizados, de presente para os japoneses que, xintoístas, adoram divindades que representam as forças da natureza.

Na Big Apple

Nova Iorque assiste óperas de Puccini no Metropolitan Opera House. Renatinho Almeida, agora detentor do cobiçado "greencard", estava lá para aplaudir. Os artistas catalães encantam no Metropolitan Museum, a revelar Barcelona e o modernismo na mostra "De Gaudí a Dalí". "As Cruzadas e o Islamismo" é outra atração. O MET ampliou seu acervo com a pilhagem do Museu de Bagdá. As "aquisições" da guerra do Iraque ocupam três novos andares. O que as tropas de Bush não destruíram, levaram.

Novo Museu

O armazém da antiga Aduana de Veneza, ao lado da Igreja S. Maria de la Salute, no Gran Canale, edificado no século 17 e encimado pela bela estátua móvel, em bronze dourado, de um "Mouro a colher os zéfiros", que gira ao sabor dos ventos – vai ser o mais novo museu da Sereníssima. O projeto do arquiteto japonês Tadao Ando tem investimentos de 26 milhões de dólares do megaempresário francês François Pinault – dono da Christie’s, da Gucci, da Yves Saint Laurent e de duas mil obras de arte contemporânea – idealizador do empreendimento, que superou a Fundação Solomon Guggenheim na obtenção da concessão da antiga Dogana, por 30 anos. Este, seu maior triunfo.

Champagne

* Brunch no Country brinda com champagne o Dia das Mães, domingo pela manhã, a partir das 11. *** Também no Ile de France, champagne no gelo espera as homenageadas, domingo, para almoço. Reserve 3223-9662. *** O colunista Jota Mape comemora aniversário amanhã, com almoço em Goiânia, onde não faltarão amigos curitibanos. *** Os herdeiros de João Carlos Ribeiro preparam elegante jantar no Country para brindar seus 66 anos, dia 18. Comemoram também Érica Luz, Viviane Malucelli, Orlando Azevedo, Nani Góis. *** Gilberto Pedreiras de Sá, presidente da Fundação Pierre Verger, e conselheiro dos grupos Odebrecht e CBPO, vogou por aqui para viabilizar a exposição do grande fotógrafo francês, que morreu na Bahia. A Casa Andrade Muricy será o cenário da mostra. Vera Mussi, Carlos Peres, da Price Waterhouse e Coopers, Moacir Boscardin, entre seus interlocutores. Boscardin, um apaixonado por carros antigos, deteve-se encantado, com fotos de Verger que revelam na São Paulo dos anos 40, os então modelos "último tipo" de automóveis bicolores, hoje objetos de desejo dos colecionadores: Buicks, Studebakers, Cadillacs aí incluídos.

Zoom-zoom

Hoje, no MON, concerto de jazz com o Quarteto Stefano Di Battista, às 8 e meia da noite, considerado o melhor jazz italiano. *** Amanhã, abre a mostra do estilista Jum Nakao, no olho do MON. Polêmica, a exposição vai dar o que falar. *** Rosarinho Amaral preparou coleção de lingeries, especial para o Dia das Mães, na sua griffe Blueberry. *** Orlando Azevedo comemora sua inclusão entre três artistas portugueses de todo o mundo, indicados ao Prêmio Talento Lusitano pelo governo português. Orgulhosos também estamos nós, que desde a primeira hora acreditamos em seu talento, e tivemos a chance de apoiá-lo em vários e decisivos momentos. *** A arquiteta Mariana Paula Souza retorna de périplo entre Madri, Paris e Milão e prepara trabalho na Casa Cor. *** Com a compra do Atacadão, o Carrefour é o primeiro no ranking do varejo. Superou até o Pão de Açúcar. *** A soprano Luiza Wuaden mais violas e violinos no concerto do Quarteto Iguaçu, sábado, no Guairinha, com música de Vivaldi, Puccini, Pergolesi. *** Alex Flemming mostra "Fotografias Mortas e Algumas Exceções", na Galeria Ybakatu. Na exposição o artista evoca Belém do Pará, Lisboa, Jerusalém, São Paulo. *** José Ost voga entre Milão e Budapeste, a negócios. *** Com as cinco toneladas de seda da China, apreendidas pela Receita Federal e liberadas para o Provopar, Lúcia Requião Arruda criou novo programa solidário: moda produzida por cooperativas de artesãos paranaenses.

É o que temos. Até terça. "O mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante", discursava Carlitos, criação imortal de Charles Chaplin.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]