• Carregando...
Mural de Sérgio Ferro no Positivo- Interpretação artística do conceito filosófico de Oriovisto Guimarães sobre Universidade, Sérgio Ferro trouxe da França quatro pinturas a óleo – Saber, Ética,Trabalho, Progresso – para compor, depois de ampliadas em cerâmica, o novo e gigantesco mural da fachada do Teatro da Universidade Positivo, em Curitiba. Aqui, Zoom fotografou, em primeira mão, o primeiro olhar do reitor sobre a obra |
Mural de Sérgio Ferro no Positivo- Interpretação artística do conceito filosófico de Oriovisto Guimarães sobre Universidade, Sérgio Ferro trouxe da França quatro pinturas a óleo – Saber, Ética,Trabalho, Progresso – para compor, depois de ampliadas em cerâmica, o novo e gigantesco mural da fachada do Teatro da Universidade Positivo, em Curitiba. Aqui, Zoom fotografou, em primeira mão, o primeiro olhar do reitor sobre a obra| Foto:
  • Missa em latim no Solar- As Casillo, Ângela, Patrícia, Lúcia e Regina colhem louros com o sucesso do curso de latim no Solar do Rosário. Nesta quinta, ao cair da tarde, promovem missa de Advento do Natal, oficiada segundo o missal romano de São Pio V, no ritual aprovado em 1570 pelo Concílio de Trento. Na foto, o sorriso das irmãs Ângela e Patrícia, fotografadas por Zoom
  • Dotti, jubileu de ouro- Ao comemorar 50 anos de carreira jurídica, o advogado René Dotti sorri na tarde de autógrafos do livro de crônicas, lançado com seu colega acadêmico Belmiro Castor. De pé, o desembargador emérito Walter Borges Carneiro, ex-sócio do escritório Dotti, hoje titular de outra importante banca de advocacia paranaense nas três capitais do Sul

Para marcar seu primeiro ano de casados, depois do réveillon passado entre as pirâmides do Egito, os apaixonados Carla Bruni e o presidente da França e da União Européia, Sarkozy, teriam reservado a pousada Maravilha – de Luciano Huck – para romper o ano em Fernando de Noronha. Isso antes de uma visita de estado, prevista para os primeiros dias de 2009, que começa por Brasília, e já agita os cortesãos. Mas o Itamaraty adverte: o frenesi de mexericos, na mídia excitada, pode espantar das praias do arquipélago o primeiro casal da pátria do champagne. A delícia dos jornalistas é que os Sarkozy não têm medo de câmeras e microfones, embora declarem querer privacidade quase que absoluta, nas praias tropicais brasileiras.

O artista e os mecenas

Antes de conhecer o novo mural encomendado a Sérgio Ferro, Fani Durães e Oriovisto Guimarães receberam o artista – que voou desde Paris, acompanhado de sua Ediane – e os amigos Rafael Greca, Flávia e Waldir Assis, para elegante jantar preparado pelo chef Celso Freire. Depois, na galeria Simões de Assis, os convidados compartilharam a visão reveladora da nova obra, o futuro mural "A Universidade". O painel do Positivo, junto com os notáveis painéis de Ferro do Memorial de Curitiba – alusivos aos 300 anos da cidade e aos 500 anos do Brasil – formam uma trilogia. Legados do grande artista curitibano à sua cidade-natal. Ferro é obom filho, que à casa torna, e nos deixa aqui gravado seu traço imortal. Para sempre.

Na cidade da música

Ao deixar a prefeitura carioca para o adversário eleito, César Maia inaugura, sábado, o colossal auditório sinfônico, orçado em R$ 518 milhões, com 1.800 lugares, réplica no Rio do Auditorium que Renzo Pianno projetou para Roma. O contratenor curitibano Paulo Mestre, dono de raro timbre de voz, será um dos quatro solistas de Carmina Burana, de Carl Orff, no concerto inaugural. A complexa peça sobre canções profanas dos monges goliardos, hereges do século 13, exige coro de 80 pessoas, mais 25 vozes infantis, e sinfônica completa, inclusive com harpas, trombetas e percussão. A peça revela a fragilidade dos mortais diante do destino. Quando os arrogantes personagens atingem a Fortuna Vencedora são, implacavelmente, tragados pela morte.

Champagne

Hoje, o governador Jayme Canet Jr., ao lado da elegante dona Lourdes, que brinda aniversário, e dos filhos, recebe merecida homenagem da Associação Brasileira de Hotelaria, em jantar no Deville. Canet com seu saudoso irmão João fundou, em 1974, a rede Deville, hoje com 10 hotéis, em cinco estados do Brasil.

*** O cônsul do Japão Soichi Sato jantava no Boulevard, com o deputado Nishimori. A conversa fluiu toda em japonês erudito, e versou também sobre o sucesso das celebrações dos 100 anos da imigração japonesa, aqui e lá.

*** Médicos residentes do hospital Angelina Caron mereceram jantar de final de ano, no Ile.

*** Joana Arruda e Paola Malucelli Arruda brindaram, quarta, sua nova joalheria Antonio Bernardo, no Barigüi. Ali também, a inauguração do Park Gourmet, novo espaço gastronômico do shopping Barigüi. Joel Malucelli e Cristiane Mansur entre os anfitriões.

*** Vogam no Taiti, em lua-de-mel, Vitória Celli e Ricardo Schneider. Médico de profissão e motoqueiro por paixão, Ricardo ganhou no bolo de noivos sua efígie sobre uma Harley Davidson, obra- prima da doceira Malucelli.

*** O desembargador emérito Luís Renato Pedroso preside hoje sessão magna do Centro de Letras, comemorativa aos 96 anos da instituição.

Vaivém

Vera Mussi e Lúcia Arruda voltam de Viena e Bratislava, hósp edes de Julinho Zellner e Marília Sardemberg; ele, nosso embaixador na Áustria; ela, sua mulher e agora embaixadora na vizinha Eslováquia. Ali, promovem mostra de arte e artesanato do Paraná, montada por Aldice Lopes, que também voga por lá. Lopes, além de ator, é diretor teatral e figurinista. Na famosa Ópera de Viena, Lopes colhe subsídios para criar os figurinos da ópera Carmem, produção do Teatro Guaíra a estrear no próximo inverno.

*** José Maria Mueller segue com toda família para a Bahia, hoje. Natal e réveillon no belo apartamento na ensolarada baía de Todos-os-Santos, em Salvador.

*** A desembargadora Regina Helena Afonso Portes retorna de congresso nacional dos TREs, em Belém do Pará.

*** Voltam da lua-de-mel na Europa, Renata (Pimentel Slaviero) e Julinho Pisani. Ele, engenheiro agrônomo, diretor das fazendas de sua família.

*** Em Cuba, Clemência e o embaixador Bernardo Pericás Neto promovem, nesta semana, festival de cinema brasileiro, frenesi no Malécon de Havana.

* * * * * *

Serviço

Até terça. É o que temos. Fale conosco, opine, mande notícias, pelo e-mail: margaritasan@msn.com. Tel. de Zoom (41) 3324-4000 / Fax (41)3324-4002.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]