• Carregando...
Vídeo | Reprodução/Vídeo Fantástico
Vídeo| Foto: Reprodução/Vídeo Fantástico

Catherine Deneuve e Mikhail Gorbatchev são as novas estrelas da campanha publicitária da Louis Vuitton, fotografados por Annie Leibovitz. Bela, cabelos longos, capa preta, a diva posa sentada sobre mala da griffe, numa estação de trem. Gorbatchev, o último presidente da União Soviética, é passageiro num táxi preto, com uma mala de mão arredondada, passando ao lado do muro de Berlim, que ajudou a derrubar. "Nenhum frívolo do gênero Paris Hilton poderia fazer parte da nossa campanha. Convidamos apenas pessoas com histórias de vida extraordinárias, prezamos os valores essenciais", diz Antoine Arnault, diretor de comunicação e herdeiro da famosa marca francesa, nascida em 1854. Arnault é feliz proprietário das marcas Givenchy, Fendi, Loewe, Donna Karan, Kenzo, Emílio Pucci, Veuve Clicquot, Sephora, e herdeiro também da Moët Chandon e Hennessy, entre outras. Ufa.

Sapo cururu

A Universidade de Brasília, com seus herpetólogos, especialistas em sapos, homenageia o escritor Guimarães Rosa. Um colossal batráquio do cerrado, papo branco e dorso amarelo-gema-de-ovo, que vive enterrado a maior parte do ano, e só aparece para reproduzir na época das chuvas ganhou o nome de "Chaunus veredas". Comum no sertão do Jequitinhonha, o "chaunus veredas" recorda a antológica observação de Riobaldo a Diadorim, no livro "Grande Sertão: Veredas": "o sapo não salta por boniteza, mas por precisão". E nós, muitas vezes, também.

Champagne

Hoje, no MON, Daniel Binotto e Olga Kiun comemoram, em concerto de piano, os 100 anos do maestro brasileiro Camargo Guarnieri.

*** Lucius de Mello lança "A Travessia da Terra Vermelha", nas Livrarias Curitiba, dia 4, promovido por Regina e Orlando Pessuti.

*** Ismail Macedo aproveitou para brindar, com champagne, a caminhada rumo aos 90 anos, em 2008, ao comemorar o dia dos pais no Ile de France, com Avany e os filhos Ciro, Berenice e Ivete Zonta.

*** Philip Carruthers, diretor do Copacabana Palace, deu uma linda festa de despedida para a londrinense Cláudia Fialho, há mais de 20 anos relações-públicas do famoso hotel.

*** Renê Tomczak mostra belas "Paisagens Paranaenses", dia 5, no Museu Alfredo Andersen.

A bela que deu certo

A jornalista Mônica Veloso, pivô do affaire Renan Calheiros, com exercícios e dieta perdeu três quilos antes de posar para a Playboy, a caminho das bancas, e revelar toda sua beleza, mediante cachê estimado em R$ 300 mil. Deu certo. Mônica estreou na corte enquanto namorada de um presidente da Câmara Federal, já falecido. Já apresentou programa eleitoral em Maringá, em eleição municipal, quando fez mais sucesso que o seu candidato derrotado. No Rio, as poses intimistas de Mônica foram colhidas por J.R.Duran, a pedra da Gávea por testemunha, longe de Brasília.

Vaivém 1

As divertidas profissionais Bebel e Betina, personagens vividos por Camila Pitanga e Debora Secco em "Paraíso Tropical", têm usado brincos ousados, criados por Maria Ignez Tassi Teixeira. A produção de moda da Globo já encomendou da designer curitibana, outra coleção para "Duas Caras", a próxima novela. *** Clara Chao Decok troca temporariamente o Ile de France por Paris, hóspede da filha Débora, que lá é gerente dos hotéis Hilton. Depois, não por acaso, as duas se hospedam no Hilton de Atenas, em temporada de 12 dias, na Grécia, em busca das antigas musas, deuses egeus e da eterna beleza do Parthenon. *** Maitê Moro Tavares e o marido André Tavares passam setembro em NY, em simpático apartamento na rua 51. O constitucionalista, autor de obras referenciais, é professor convidado da Columbus University. *** Flávia e Waldir Assis estenderam sua galeria de arte até a Hebraica paulista, onde revelam Cícero Dias, Ianelli, Sérgio Ferro, para abonados paulistas. Lá também estão os antiquários Everton Quadros e Gilmar Zandoná.

Vaivém 2

Hoje, Giorgio Halaris, prefeito de Thirasia, na ilha de Santorini, fala no Solar do Rosário, a convite de Regina Casillo. *** O Museu Oscar Niemeyer mostra gravuras de acervo, entre elas um Portinari, em Foz do Iguaçu. A exposição itinerante recebida com banda de música pelo presidente da Fundação Cultural, Rogério Romano Bonatto, o articulado jornalista dos bons tempos de O Pasquim. Rogério já está restaurando o antigo Fórum, sede da Fundação, os belos painéis "d’aprés" Lange de Morretes, a revelar as Cataratas. *** Chieko Aoki, fundadora dos Blue Tree vogou em Curitiba. *** Criado em Washington há 27 anos, o "Momix Dance Theatre" dança num mar lunar, em prata e preto, ali, como se a gravidade não limitasse o movimento dos bailarinos. No Teatro Guaíra, sábado e domingo, "Lunar Sea" é o mágico espetáculo dirigido por Moses Pendleton, com iluminação de Joshua Starbuck. Imperdível.

***

Ontem, a lendária Danielle Émillienne Isabelle Gouze de Mitterrand que, aos 83 anos viaja pelo mundo em missão humanitária, vogou em Piraquara para apoiar novo aldeamento de índios guarani, como Zoom já noticiou em primeira mão. Primeira-dama da França entre 1981-1995, ao lado do presidente François Mitterrand, Danielle já lutou pelos povos do Saara, pelos curdos, pelo Tibet livre. Aqui relembrou seus tempos heróicos da resistência ao nazismo: "nunca sabíamos onde iríamos passar a noite – nos bosques, na prisão, ou estendidos para a eternidade. Quando se vive assim, como François (Mitterrand) e eu vivemos, cria-se uma solda, e a consciência de que é preciso viver depressa, sem mesquinhez. Sem o sentido pequeno, lamacento, comum aos falsos moralistas, aos caluniadores e aos paranóicos azedos, que teimam em sujar tudo".

***

É o que temos. Até terça. Depois deste julho, livrai-nos Senhor. Faltam três dias para que agosto nos seja leve. "Os covardes só ameaçam quando se sentem a salvo", lembrava Goethe.

Fale conosco pelo e-mail: margaritasan@msn.comTel. de Zoom: (41) 3324-4000Fax: (41) 3324-4002

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]